sábado, 17 de novembro de 2012

Poder Judiciário do Ceará encerra Semana Nacional de Conciliação com mais de 8 mil acordos






A Semana Nacional de Conciliação, no âmbito estadual, promoveu mais de 20 mil audiências, ultrapassando a marca de oito mil acordos. O balanço, ainda parcial, foi apresentado durante a solenidade de encerramento do evento, realizada nesta quarta-feira (14/11), no Fórum Clóvis Beviláqua.

A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar, abriu a cerimônia. Ela agradeceu a dedicação de todos os magistrados, servidores e operadores do Direito para o êxito da iniciativa. “Este é um trabalho em que todos se dão as mãos para o que for necessário”, disse.

A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e responsável pela força-tarefa no Ceará, destacou que o evento contribui, a cada ano, para consolidar a cultura do diálogo e da pacificação social. “Quanto mais se busca o acordo como melhor forma de resolução de conflitos, mais se faz uma Justiça humana, mais próxima do cidadão que dela se serve”.

Ela elogiou o empenho de todos os envolvidos no evento e destacou a participação dos litigantes. “Merecem um destaque especial as partes dos processos, sejam pessoas físicas ou jurídicas, que entenderam o verdadeiro propósito da Semana Nacional de Conciliação e não abriram mão de apresentar propostas de resolução amigável dos processos, alcançando um considerável índice de conciliação”.

Prestigiaram a solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador José Arísio Lopes da Costa, e o vice-presidente, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, além dos desembargadores Vera Lúcia Correia Lima, Clécio Aguiar de Magalhães, Francisco José Martins Câmara e Paulo Camelo Timbó. A assessora Especial da Presidência do TJCE, Juliana Cardoso Lima Borges; a secretária Especial de Planejamento e Gestão, Ana Katarina Fonteles Soares Viana; e a assessora institucional Lúcia Cidrão também estiveram presentes.

O encerramento contou ainda com o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Krentel Ferreira Filho; a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, juíza Helga Medved; a coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, juíza Jane Ruth Maia de Queiroga; o procurador-geral adjunto do Estado, Ariano Melos Ponte; a subdefensora pública geral, Maria Angélica Cardoso Mendes Bezerra; e o coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE), José Navarro.

A Semana Nacional de Conciliação é iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, em parceria com os tribunais do país. Os números finais do evento, no Estado do Ceará, serão registrados até a noite desta quarta-feira e divulgados na próxima semana, quando também haverá premiação das unidades judiciárias que atingiram maior número de acordos.

TJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário