segunda-feira, 19 de novembro de 2012

SECRETARIA DE SAUDE DE CAUCAIA REALIZA CAMPANHA FIQUE SABENDO


                                                    CAMPANHA FIQUE SABENDO 2012

A Secretaria de Saúde de Caucaia realiza no período de 22 a 30 de Novembro a Campanha Fique Sabendo que trata da mobilização de incentivo a realização do teste rápido do HIV/ AIDS com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância na realização do teste rápido com o resultado em 30 minutos. Além disso, o diagnóstico precoce também é importante para a realização do tratamento que garante uma vida com melhor qualidade para a pessoa infectada.

 Fazer o teste e saber o resultado é uma decisão difícil, mas é um passo decisivo para a sua saúde. Se você tem o vírus e fica sabendo, tem mais um motivo para continuar se cuidando. Se tiver, será encaminhado a um serviço de saúde.


QUANDO FAZER O TESTE

·         Pelos menos dois meses após relação sexual anal, vaginal ou oral desprotegida;
·         Pelo menos dois meses após compartilhar seringas ou agulhas (uso de drogas), tatuagens, piercings e etc;
·         Toda gestante durante o pré-natal;

Mas é bom lembrar que o HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas. Portanto, toda pessoa soropositiva pode e deve receber muito carinho e atenção!

COMO FAZER

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em um dispositivo de testagem. Para chegar ao resultado, o profissional que o realiza segue um fluxo determinado cientificamente. Se o resultado for negativo, o diagnóstico é fechado. Em caso de resultado positivo, é feito outro teste para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.

Não deixe de pegar seu resultado.
Se der negativo...
Se cuide, use sempre camisinha.

E se der positivo?
Lembre-se que você não está sozinho. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento e acompanhamento gratuitos.  

ONDE FAZER O TESTE

Em Caucaia o teste rápido pode ser feito no SAE – Serviço Ambulatorial Especializado que funciona de segunda a sexta na Rua Nossa Senhora dos Prazeres ao Lado do CRAS – Edson da Mota Corrêa.

O teste é indicado para todas as pessoas com vida sexualmente ativa. Se você faz sexo (oral, vaginal ou anal) sem camisinha, suspeita que teve alguma DST (Doença Sexualmente Transmissível) ou compartilho seringas e agulhas faça o teste para saber se foi infectado.


PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA FIQUE SABENDO/ 2012:

Unidade de Saúde
Datas
Localização
Paulo Pontes
22.11
Jurema
Sérgio Rodrigues
23.11
Nova Metrópole
Maria de Jesus Ferreira
27.11
Picuí
Velho São Miguel
30.11
Velho São Miguel
 

Realização:

Coordenação Municipal de DST/ AIDS;
Serviço Ambulatorial Especializado - SAE
 Maiores Informações: 3342.8010

Nenhum comentário:

Postar um comentário