terça-feira, 20 de novembro de 2012

SÁBADO, 24 DE NOVEMBRO CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA HEPATITE TIPO B E TÉTANO

A Secretaria da Saúde de Caucaia está mobilizando a população para a intensificação da vacinação contra a Hepatite B, principalmente na população com idade até 29 anos, não importa se vai iniciar ou completar o esquema vacinal. A mobilização marca o Dia de vacinação, no sábado, 24 de Novembro. A vacina contra Hepatite B faz parte da rotina de imunização. Está disponível em todas as unidades básicas de saúde e postos de vacinação dos municípios. Também será disponibilizado a vacina contra o Tetáno, pois nos ultimos anos essa doença vem ganhando proporções inaceitáveis.
 
A Campanha acontecerá no Sábado, dia 24 de Novembro das 08h da manhã às 17h nas unidades de saúde da Jurema, Sede e Praia.


 
SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A HEPATITE TIPO B
A maioria dos casos de Hepatite B não apresenta sintomas. Mas, os mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Esses sinais costumam aparecer de um a seis meses após a infecção. Como as hepatites virais são doenças silenciosas, consulte regularmente um médico e faça o teste. O diagnóstico da hepatite B é feito por meio de exame de sangue específico. Após o resultado positivo, o médico indicará o tratamento adequado. Além dos medicamentos (quando necessários), indica-se corte no consumo de bebidas alcoólicas pelo período mínimo de seis meses e remédios para aliviar sintomas como vômito e febre.
O diagnóstico da hepatite B é feito por meio de exame de sangue específico. Após o resultado positivo, o médico indicará o tratamento adequado. Além dos medicamentos (quando necessários), indica-se corte no consumo de bebidas alcoólicas pelo período mínimo de seis meses e remédios para aliviar sintomas como vômito e febre.


                                                      Agente causador do Tétano
                                                          Endurecimento do corpo

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE O TETÁNO ACIDENTAL
O que é o Tétano Acidental?
É uma doença grave causada pela toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium tetani.  
Como ocorre a transmissão? 
Quando as lessões de pele são contaminadas pela bactéria do Tétano, que se encontra no solo (areia, poeira, fezes de animais e humanos) e em objetos contaminados como metais (pregos, arames, cercas farpadas, latas enferrujadas), madeiras, cacos de vidros, galhos de árvores, espinhos e outros.

Principais sintomas? 
Dificuldades para abrir a boca e engolir, pescoço endurecido, dificuldade para respirar, bariga endurecida e o endurecimento generalizado dos músculos do corpo. 

Como se prevenir?
A vacinação é a mais importante e melhor forma de prevenção do tétano. Caso ocorra o ferimento realizar a limpeza com água e sabão e retirar sujeiras e corpos estranhos como terra, pedaços de vidros, pregos e outros. 

 
Secretaria de Saúde de Caucaia
Célula de Vigilância Epidemológica
Célula de Comunicação Educação em Saúde e Mobilização Social
Maiores Informações: 3342.8010

Nenhum comentário:

Postar um comentário