quinta-feira, 23 de novembro de 2017

AL debate impactos da extração de água do aquífero Dunas/Cumbuco

AL debate impactos da extração de água do aquífero Dunas/CumbucoFoto: Arquivos AL-CE
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido realiza audiência pública, nesta sexta-feira (24/11), às 14h, para discutir os impactos da extração de água do aquífero Dunas/Cumbuco. O debate, que acontece no Complexo de Comissões Técnicas da AL,  foi proposto pelo deputado Renato Roseno (Psol).
Segundo o parlamentar, já está licenciada a instalação de 46 poços profundos localizados no entorno do Reservatório Apoiado do Pecém (RAP), em São Gonçalo do Amarante; no Cumbuco, em Caucaia, além do poço direcional (horizontal) próximo à localidade Águas Cristalinas, também no Cumbuco.
"O conflito pelo uso da água entre as comunidades locais e a iniciativa de extração do aquífero Dunas/Cumbuco e aproveitamento de água do Lagamar do Cauipe, pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), são iminentes e envolvem diversos aspectos", assinala o parlamentar.
Dentre eles, Renato Roseno cita ameaças à segurança hídrica das comunidades locais, à geração de trabalho e renda pela diminuição do espelho d'água e comprometimento de atividades turísticas, à segurança alimentar pelo impacto ao desenvolvimento da agricultura e à produção de alimentos.
Renato Roseno acentua ainda que as comunidades que habitam nessas áreas consideram que os múltiplos impactos da extração de água foram subavaliados. O projeto está sendo executado pela Cogerh.  
Foram convidados a participar da audiência representantes da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado; da Cogerh; da Secretaria de Meio Ambiente do Estado; Superintendência Estadual do Meio Ambiente; Defensoria Pública do Estado; Ministério Público Estadual; Conselho Gestor da APA do Lagamar do Cauipe; Prefeitura Municipal de Caucaia; Prefeitura de São Gonçalo do Amarante; Universidade Federal do Ceará; Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos; Centro de Pesquisa e Vivência Ecológica; Germinare; Fundação de Turismo, Esporte e Cultura de Caucaia; Secretaria de Agricultura, Pesca e do Meio Ambiente de Caucaia; associações comunitárias e sindicato de trabalhadores rurais de Caucaia.  
LV/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário