quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Saúde: Caucaia será laboratório de projeto de Planificação da Atenção à Saúde

A Prefeitura de Caucaia participou nesta quinta-feira (23/11) de uma reunião com representantes da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Em pauta: a apresentação do Projeto QualificaESPSUS, que visa a qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) nas Redes de Atenção às Condições Crônicas. O prefeito Naumi Amorim foi representado pela chefe de gabinete Calismar Amorim e pelo titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Moacir Soares.
A ideia é integrar a AAE à Atenção Primária à Saúde (APS) por meio da qualificação dos processos de trabalho de seus equipamentos na perspectiva de fortalecimento das redes de atenção à saúde. Caucaia será laboratório dessa integração na região. “É uma honra e privilégio. Reiteramos o apoio e comprometido da Prefeitura nesse projeto de grande importância, que é muito bem-vindo. Para o prefeito Naumi, a saúde é prioridade”, destacou Calismar, elencando avanços já alcançados pela administração municipal.
O encontro, que também contou com prefeitos e gestores de outros municípios, foi um momento inicial de diálogo para a implantação do projeto. “Temos que trabalhar de forma articulada. É preciso que a Atenção Primária funcione bem e se fortaleça. E é isso que estamos discutindo aqui. É preciso começar a desenvolver essa estratégia que articule a APS com o nível secundário de atenção”, esclareceu o secretário-adjunto da Sesa, Marcos Antônio Gadelha Maia.
De acordo com Maria Zélia Soares Lins, consultora do Conass, o projeto se configura “com os níveis em rede, se conectando, para dar uma atenção melhor à população”. “Esse é um fato de destaque. De todas as regiões de saúde do Ceará, esta vai ser a laboratório”, adiantou o coordenador de Políticas e Atenção à Saúde da Sesa, Francisco Ivan Mendes Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário