quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Territorialização: Mais uma etapa é finalizada

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encerrou na última terça-feira (14/11) o ciclo de encontros para apresentação dos produtos da territorialização da Atenção Primária de Caucaia. No momento final de exposições, o Distrito VI esteve em destaque. A área abrange os postos de saúde do Tabapuá, Tabapuazinho, Novo São Miguel, Velho São Miguel, Parque Albano, Potira I e Potira II.
Desde o último dia 7, todas as 47 Unidades Básicas de Saúde apresentaram uma radiografia da assistência no município. O objetivo da gestão é identificar e aprofundar os conhecimentos sobre os recursos e dificuldades de cada território. Com o mapeamento, será possível traçar um plano de ações para otimizar serviços.
O processo de territorialização foi iniciado há cerca de dois meses e contou com pesquisas e análises que envolveram médicos, enfermeiros, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, dentistas e demais profissionais que compõem a APS e a assistência social do município, além de lideranças comunitárias e demais atores sociais.
O próximo passo acontece no dia 21 de novembro, quando uma equipe de cada distrito levará a apresentação dos principais produtos e planos de ação a um seminário com a presença do prefeito Naumi Amorim.
“Em seguida, iremos nos debruçar para dar os devidos encaminhamentos ao que compete à gestão. Algumas decisões já estão sendo tomadas, como por exemplo: quando as equipes sinalizam no plano de ações a falta de insumos ou técnico de enfermagem, nós já estamos nos mobilizando”, explica a coordenadora técnica da Atenção Primária, Vilalba Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário