segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Consciência Negra: Afroquilombolas de Caucaia celebram data e homenageiam Naumi

A Caravana Cultural Afroquilombola de Caucaia promoveu nesta segunda-feira (20/11) a III Celebração Afro em Ação de Graças pela passagem do Dia da Consciência Negra, celebrado hoje. O colegiado homenageou 11 personalidades com o III Prêmio Sankofa.
O prefeito Naumi Amorim foi um dos agraciados, conforme justificou a organização do evento, “pelo trabalho desenvolvido em Caucaia valorizando as comunidades quilombolas como povos tradicionais com direito às políticas públicas específicas e outras ações que englobam compromisso e respeito às causas sociais.”
Naumi agradeceu o reconhecimento. “A Prefeitura e eu estamos à disposição para ajudar a preservar a cultura da nossa terra, que é muito rica. E vocês devem se orgulhar da história do povo de vocês. Todos temos que nos orgulhar da nossa história”, afirmou o prefeito.
Titular da Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans), Miguel Amorim também foi homenageado. “A luta por igualdade social tem que ser constante. Os afrodescendentes ajudaram a construir nosso país e devem ser reconhecidos por isso”, declarou.
Uma das organizadoras da Celebração, a coordenadora geral do setor de Educação Quilombola da Secretaria Municipal de Educação (SME), Cláudia de Oliveira da Silva, revelou que os membros da Caravana levaram quase um ano preparando o evento de hoje e definindo quem seriam os agraciados com troféus e diplomas.
Mais de 40 personalidades já foram homenageadas em todas as edições do Prêmio Sankofa. “O reconhecimento não é em dinheiro, mas em sentimentos. Nós confiamos na espiritualidade do merecimento. Estamos aqui reconhecendo trabalhos, valorizando culturas e desconstruindo o racismo”, frisou.
Já a titular da SME, professora Lindomar Soares, enalteceu a pluralidade cultural de Caucaia. O município tem dez comunidades quilombolas, além de comunidades indígenas, comunidades agrícolas e, mais recentemente, comunidades ciganas. “Nós somos muito ricos culturalmente. E o que aconteceu aqui foi uma reverência à nossa ancestralidade”, resumiu.
A disposição do prefeito Naumi Amorim de prestigiar o evento foi destacada pelos participantes. “Ficar do começo ao fim da solenidade mostra o comprometimento do senhor com o movimento negro; mostra a sua origem”, disse Ivaldo Paixão, também homenageado da cerimônia. 
“Nunca um gestor se envolveu tanto com as causas das comunidades como o senhor, prefeito Naumi. Nossa dívida histórica com essas populações é grande. E nós temos muito o que fazer no Parlamento e na Prefeitura”, acrescentou o vereador Weber Tapeba, outro homenageado do dia.

A DATA
O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído em 2003. Trata-se de uma referência a Zumbi dos Palmares, o mais famoso dos escravos brasileiros, morto em 20 de novembro de 1695. Ele é símbolo de resistência ao sistema escravagista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário