quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Saúde: Secretaria apresenta projeto de atenção à saúde dos idosos

Em reunião conjunta dos colegiados da Atenção Primária e Atenção Especializada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou, nesta quinta-feira (16/11), o projeto “Longevos Ativos, Criativos e Saudáveis”. O trabalho visa a implantação de uma Política Municipal de Saúde do Idoso em Caucaia com a construção de uma Rede de Atenção Integral à Pessoa Idosa, priorizando a saúde do idoso dentro de uma perspectiva humanizada e em consonância com estratégias para o envelhecimento ativo.
“É uma iniciativa política pioneira, sensível à evidência da crescente população idosa em nosso país", avalia o secretário de Saúde, Moacir Soares, lembrando que o Brasil tem hoje 25 milhões de idosos.
De acordo com projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em um ranking mundial, o país será o sexto em número de pessoas idosas em 2025. Em Caucaia, eles eram cerca de 6,85% da população em 2010.
Para o secretário, o projeto é de grande significado social e político para a melhoria da qualidade de vida dos idosos caucaienses. “As estratégias e ações planejadas intersetorialmente pela implantação da Saúde do Idoso construirão uma rede de atenção integral à pessoa idosa com a força conjunta de todos que fazem a administração do prefeito Naumi Amorim e Lívia Arruda”, afirma Moacir.
O plano foi apresentado pela terapeuta ocupacional e mestre em Gerontologia Virna Frota. “Este é um trabalho de fundamental importância porque existe uma carência enorme por esse atendimento, por essa atenção primária e especializada, que estamos tendo a oportunidade de planejar intersetorialmente”, disse.
A curto prazo, entre outras medidas, o projeto pretende construir, por meio da participação popular, um projeto de lei para apresentar ao legislativo, criar um Núcleo de Saúde da Pessoa Idosa e formar grupos de cuidadores. A ideia é que público também tenha representatividade na implantação dos Conselhos Locais de Saúde em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
A médio e longo prazo deverão ser implementadas ações como o “Programa de Prevenção de Quedas e Osteoporose.”
A secretária municipal de Governo e Articulação Política, Erika Amorim, participou da reunião e se colocou à disposição do projeto. “Estamos aqui para levantar as bandeiras que são necessárias. É importante ouvir a fala de especialistas e temos muitas mãos fortes para construir esse projeto. Queremos que ele leve a marca do cuidado e da humanização dentro dos nossos serviços e equipamentos”, disse ela, também primeira-dama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário