quinta-feira, 1 de março de 2018

Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra o HPV

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia, nesta quinta-feira (1º/3), à intensificação da vacinação contra HPV. Com isso, a pasta promove uma busca ativa para identificar quem deve ser imunizado no município, pretendendo alcançar mais jovens e regularizar o calendário de vacinação. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caucaia disponibilizam a vacina.
Devem procurar os equipamentos de saúde meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14, público-alvo do calendário vacinal. “Essa vacina já faz parte do nosso grupo de rotina de vacinação. A intensificação é para atender a uma ampliação da faixa etária pelo Ministério da Saúde”, explica o coordenador de Imunização da SMS, Luiz da Silva, reforçando que “todas as UBS estão bem abastecidas”.
Para os meninos, a vacinação tem o objetivo de proteger contra cânceres como pênis, garganta e ânus; já para as meninas, envolve a prevenção dos cânceres vaginal, anal, de colo do útero e de vulva, diretamente ligados ao HPV. A doença é transmitida pelo contato direto com mucosas infectadas por meio de relação sexual e também pode ser transmitida no momento do parto.
A vacina será divida em em duas doses, com a aplicação da segunda seis meses depois, em setembro deste ano. Em 2017, foram 8.727 doses vacinadas no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário