segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Crianças internadas no HRN ganham programação lúdica especial

 

Jogos, gincanas, sessões de cinema e teatro, pinturas em desenho, brincadeiras diversas e lanches especiais marcam a Semana da Criança no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral. A programação especial é realizada na Clínica Pediátrica e na Emergência Pediátrica da unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que é administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

“Todas as tardes promovemos brincadeiras diversas com as crianças”, resume a coordenadora de Enfermagem da Clínica Pediátrica, Maria Isaura Xavier. Ela ressalta que o momento lúdico é importante para a recuperação dos pequenos e integra toda a equipe multiprofissional.

A coordenadora de Enfermagem da Emergência Pediátrica, Jéssica Pacheco, explica que as ações visam "proporcionar felicidade e acolhimento às crianças que passam pelo serviço, uma vez que o adoecimento na infância pode marcar-lhe por toda a vida”.  “Queremos marcar nos nossos pacientes o melhor cuidado, carinho e aconchego quando por aqui passarem”, continua Pacheco.

As ações de humanização e ludicidade são realizadas continuamente junto às crianças, ajudando-as no processo de hospitalização e favorecendo sua recuperação. “Os momentos de humanização reduzem o sofrimento da internação e levam as crianças a entenderem, de modo lúdico, o processo de hospitalização, a mudança na rotina. São ações importantes para as crianças e os pais se sentirem acolhidos e cuidados”, pontua a psicóloga da Pediatria do HRN, Izabella de Carvalho.

Os pais aprovaram as ações. “Ajuda a distrair as crianças e é uma diversão e tanto”, avalia a dona de casa Jéssica Alves Pontes, 30. Ela é mãe de José Clayton, 3, internado na Clínica Pediátrica com pneumonia. O menino brinca divertidamente com o primo Luanderson, de 1 ano e 10 meses, internado com sinusite. “Achei muito interessante essa Semana da Criança. Gostei bastante. Meu filho foi o que mais se divertiu”, conta  Maria Gescilane Alves Gomes, 28, irmã de Jéssica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário