uA Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol) confirmou o fechamento temporário do espaço aéreo da Islândia por causa da nuvem de cinza provocada pela erupção do vulcão Grimsvötn, no sul do país.
Os responsáveis da Eurocontrol anunciaram no Twitter que o espaço aéreo islandês vai ficar fechado de forma temporária, mas a situação não deve afetar o resto do espaço aéreo europeu nem os voos transatlânticos.
O vulcão Grimsvoetn está localizado na geleira Vatnajoekull (sudeste da Islândia) e sua última erupção foi em 2004 durante poucos dias.
Em abril de 2010, uma nuvem de cinzas expelida após a erupção do vulcão islandês Eyjafjöll obrigou as autoridades europeias a fechar o espaço aéreo da Europa. Mais de 100.000 voos foram cancelados e mais de oito milhões de passageiros ficaram bloqueados.
O vulcão está situado sob uma espessa camada de gelo, o que foi determinante para os efeitos da erupção de abril de 2010.
"É a interação entre a água fria e o magma quente que causa a formação de minúsculas partículas", particularmente perigosas para as turbinas dos aviões, explicou no mês passado à AFP Susan Stipp, professora de Nanociências da Universidade de Copenhague.
Bjarni Steinthorsson, um fazendeiro que vive perto da geleira Vatnajoekull, indicou no site do jornal islandês Morgunbladid que pequenas quantidades de cinzas tinham começado a cair, ainda no sábado. A neve que cobre a região "ficou negra", disse.
Os serviços de segurança rodoviária islandeses anunciaram o fechamento temporário de uma estrada próxima ao local da erupção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário