sexta-feira, 13 de maio de 2011

Aeronave movida a energia solar concretizou primeiro voo internacional e quer dar volta ao mundo

Bruxelas, 13 mai (Lusa) - O avião "Solar Impulse", movido a energia solar e que hoje concretizou o seu primeiro voo internacional, tenciona dar a volta ao mundo, em cinco etapas, em 2013 ou 2014, noticiou a agência AFP.

A aeronave, uma espécie de libélula gigante, aterrou hoje em Bruxelas (Bélgica), depois de uma viagem de 13 horas desde Payerne (Suíça). O voo teve o apoio da Comissão Europeia.

O aparelho voou até 3.600 metros de altitude e a uma velocidade até 70 quilómetros por hora. A aproximação e aterragem em Bruxelas foi filmada pelo príncipe herdeiro da Bélgica, aviador, que seguia num helicóptero.

O criador do "Solar Impulse", o médico suíço Bertrand Piccard, pretende apenas, com a sua iniciativa, encorajar os decisores políticos a adotarem políticas energéticas mais ambiciosas.

Já em julho do ano passado, o avião tinha efetuado, sem paragens, um voo de mais de 20 horas pela Suíça. Em junho próximo viajará até França, onde ficará temporariamente em exposição no Salão Internacional de Aeronáutica e do Espaço.

O "Solar Impulse" mede 64 metros, à semelhança do modelo Airbus A340, mas pesa apenas 1,6 toneladas. As suas asas estão cobertas por 12 mil células fotovoltaicas, que alimentam quatro motores elétricos com uma potência de dez cavalos cada um.

Um segundo avião do género, mas maior e com melhor desempenho, está a ser projetado, num investimento de 75 milhões de euros. Objetivo: sobrevoar o Atlântico em 2013.

Bertrand Piccard, que já deu a volta ao mundo em balão, pertence a uma família de exploradores famosos.

O seu avô Augusto foi a primeira pessoa a voar na estratosfera a bordo de uma cápsula pressurizada antes de mergulhar no abismo num batíscafo, tendo inspirado o criador de Tintin para a personagem do génio distraído e surdo Tryphon Tournesol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário