domingo, 29 de maio de 2011

Delegacia

Delegado Francisco Braguinha de Souza instalou até biblioteca que está à disposição dos moradores do bairro

Ao abrir a porta da estante de um dos cômodos do prédio público instalado no bairro Antônio Bezerra, os moradores da região podem encontrar e pegar emprestado livros de português, biologia, química, além de clássicos da literatura. Não estamos falando de uma nova biblioteca, mas do acervo que está a disposição da população dentro do 10º DP (Antônio Bezerra).

A iniciativa do delegado Francisco Braguinha de Sousa, que está a frente da unidade, contribuiu para que a distrital fosse eleita a melhor delegacia de polícia do Estado do Ceará, em um concurso promovido pela Altus - Aliança Global, Organização Não Governamental (ONG) internacional que reúne centros de pesquisa sobre violência e segurança pública, em seis países, dentre eles, o Brasil.

Visitas

As delegacias cearenses foram avaliadas durante a IV Semana de Visitas a Delegacias de Polícia no Brasil. Durante o período de exames foram considerados critérios como trabalho de qualidade, orientação para a comunidade, condições materiais, tratamento igualitário da população, condições de detenção, transparência e prestação de contas.

Entre as DPs visitadas, o 10º recebeu destaque. Segundo as avaliações, além da criação da biblioteca, o prédio bem-estruturado, com adaptações necessárias para pessoas portadoras de necessidades especiais e as condições da detenção, foram fatores que contribuíram de forma decisiva para a escolha, conforme Braguinha.

A solenidade de entrega da premiação ocorreu este mês durante o V Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em Brasília.

o delegado, foi gratificante receber o prêmio de um concurso internacional em que apenas sete delegacias do Brasil foram agraciadas.

Para Braguinha, o sucesso do 10º DP, não é segredo. "Aqui (na DP) o tratamento é diferente. Procuramos atender todos as pessoas que nos procuram com atenção, respeito e educação". O delegado salientou que os presos também merecem o tratamento adequado, com instalações dignas.

Orgulhoso, Braguinha mostra à Reportagem um cartaz colado na parede da DP assinado por parentes de presos. Na homenagem, familiares de detentos que estiveram recolhidos na carceragem da unidade, agradecendo ao delegado pela maneira cordial e humana com que seus parentes foram tratados.

Biblioteca

Ao chegar ao 10º DP, a pessoa pode levar o livro para casa e permanecer com ele por até dez dias. Basta preencher uma ficha que fica disponível na recepção e escolher o livro. Se preferir pode ler no prédio mesmo, em uma sala climatizada. "As pessoas chegam aqui e acham tudo diferente. Mas o nosso objetivo é esse mesmo. Deixar as pessoas confortáveis e seguras, dentro da delegacia", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário