terça-feira, 30 de agosto de 2011

Caucaia atrai grandes redes do setor lojista

Caucaia. Desde o início das operações do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, cidades adjacentes vem experimentando um ciclo de desenvolvimento. Em Caucaia, nos últimos três anos, o comércio é um dos setores mais beneficiados com este momento de expansão econômica. Cerca de 180 novas lojas instalaram-se no Centro da sede deste Município. Oferecer infraestrutura compatível ao "boom comercial" é um dos desafios à gestão pública.

"Caucaia crescerá até sem querer. Com o Complexo Siderúrgico do Pecém não dá mais para frear o progresso e o comércio segue essa tendência de crescimento", acredita o presidente do Clube de Diretores Lojistas de Caucaia (CDL), Francisco Antônio Pontes Guerra.

Além das lojas do Centro, a população ganhará mais uma opção de compras para o consumo de fim de ano. O primeiro shopping center do Município deve ser inaugurado ainda este ano. Localizado em frente à praça principal da cidade, o empreendimento terá 78 lojas, sendo quatro âncoras e quatro de médio porte, três salas de cinema e praça de alimentação.

As principais lojas encontradas no Centro de Fortaleza e nos principais shoppings da Capital já concentram-se também no Centro de Caucaia, entre as quais Insinuante, Esplanada, Casa Pio, Ótica Boris, Rabelo, Lojas Maia, Ban Ban Calçados, Macavi e outras.

Infraestrutura

Porém, apesar da chegada dessas lojas, a infraestrutura das ruas do Centro continua precária. Nas calçadas, os transeuntes dividem espaço com bancas de ambulantes e buracos. Sem espaço, consumidores também disputam o asfalto com carros, motos, ônibus e bicicletas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Caucaia, Antônio Viera de Moura, assegura que existem projetos de melhoria para o Centro. "Ainda este ano, os ambulantes das calçadas serão transferidos para o Mercado Central, também situado no Centro. Serão 500 boxes e, durante a ampliação, deslocaremos, provisoriamente, os camelôs para o terreno da antiga fábrica Caisa".

Outra iniciativa, segundo o secretário, com o objetivo de alavancar o comércio do Município é a Cidade do Atacado. O empreendimento de R$ 200 milhões, construído no entroncamento das BRs 020 e 222, contará com 16 galpões e deve gerar três mil empregos diretos. Até o fim do próximo ano, começam a funcionar a administração e lojas de atacadistas de cereais. Moradora de Caucaia há 18 anos, Maria Aparecida Santos, diz-se satisfeita com o crescimento comercial da cidade. "Não preciso mais me deslocar até o North Shopping para fazer compras, economizo tempo que posso usar em outras atividades", analisa.

Além de facilitar a vida da população, a chegada das grandes lojas estimula a competitividade nos pequenos comerciantes, que consideram benéfica a concorrência. "A tendência é tornar a concorrência uma aliada. Nós estamos investindo em capacitação, profissionalização da nossa equipe de trabalho", afirma o comerciante Márcio Rocha, proprietário da Óptica Viu. A Prefeitura criou, há dois anos, o Balcão do Empreendedor, para dar suporte aos pequenos e médios comerciantes. "Fizemos parcerias com o Sebrae, o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica. Assim, incentivamos a abertura de novos negócios, ajudamos no gerenciamento e na capacitação dos empregados", explica o secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Ambrósio Ferreira Lima.

Conforme ele, para se ter uma ideia da dimensão do crescimento comercial, desde 2009, 400 novas pequenas e médias empresas saíram da informalidade e passaram à legalidade em Caucaia.

Arrecadação

Em 2010, o Produto Interno Bruto (PIB) de Caucaia foi R$1,9 bilhão. O secretário de Desenvolvimento Econômico assegura que, com o pleno funcionamento da Casa do Atacado, esse valor duplicará. "Até o fim dessa década, Caucaia terá um milhão de habitantes e o triplo da atual arrecadação. Temos que estar preparados para esse crescimento", anuncia.

O comerciante Márcio Rocha assegura que o consumidor está cada dia mais exigente. "A ascensão das classes C e D deu-lhes acesso ao crédito e capacidade de consumo. Com o desenvolvimento do comércio local elas não se satisfazem com baixa qualidade de produtos e de atendimento", explica. Pequenos e médios têm que se adaptar aos níveis de exigência dos consumidores e da concorrência, oferecendo serviços e produtos de qualidade.

LEI DE INCENTIVO

Consumidores têm mais comodidade

Desde 2009, uma nova lei de incentivos às empresas que queiram instalar-se em Caucaia atrai os comerciantes

Caucaia. O comércio cresce de forma expressiva. Eletrodomésticos, vestuário, ótica e outros produtos podem ser encontrados no Centro desta cidade, inclusive com várias opções de lojas, das pequenas às grandes, para pesquisa de preços. Além da variedade, a redução de tempo e distância trouxe mais qualidade de vida à população.

De acordo como secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Ambrósio Ferreira Lima, o Município não se esquivará de favorecer esse atual momento econômico. "A Prefeitura tem todo o interesse em qualificar a mão de obra comercial. Breve, muitas empresas ligadas ao ramo da refinaria vão instalar-se em Caucaia e precisamos estar preparados", justifica ele.

A Prefeitura instalou uma entidade municipal homóloga ao Serviço Nacional de Emprego (Sine) para que a população local, principalmente, seja atendida pela oferta de empregos. Em 2009, uma nova lei municipal criou sete incentivos para empresas que queiram instalar-se no Município. Redução de impostos por até 11 anos e gratuidade de alvarás de construção, sanitário, de funcionamento e licença ambiental facilitam a chegada de empresas comprometidas com programas que fomentem o bem-estar social da comunidade.

"O crescimento do comércio aqui tira o foco de Fortaleza e valoriza Caucaia e adjacências", destaca o profissional autônomo, Adarlan Júnior. O também profissional autônomo, Sidney Rabelo, lembra que o crescimento do comércio gera emprego, renda e promove a independência do Município.

Supermercados

Porém, para alguns consumidores, o aumento do número de lojas do Centro precisa garantir também diversidade no setor de alimentos. A moradora e dona de casa, Márcia de Lima, diz que ainda sai de Caucaia para fazer "mercantil". "Falta um supermercado grande, que nos abasteça com maior variedade e qualidade de produtos", justifica.

O secretário Antônio Vieira de Moura diz que dois supermercados serão inaugurados em breve, Estrela e Bahamas. "Os dois empreendimentos vão suprir essa necessidade e, inclusive, gerar cerca de 300 empregos diretos", afirma.

Um comentário: