terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Caucaia é o primeiro do Nordeste e o segundo do País a implantar o Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Os processos judiciais que tiverem início hoje na Vara do Trabalho de Caucaia tramitarão por meio eletrônico. O Município cearense é o primeiro do Nordeste e o segundo do País a implantar o Processo Judicial Eletrônico (PJe). A meta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) é expandir o sistema para todo o País no prazo de cinco anos.
Os processos que já tramitam em autos físicos permanecerão em papel. Somente aqueles que derem entrada a partir desta terça-feira usarão as novas ferramentas.
A solenidade contou com a presença do presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazeno.
Segundo ele, o principal objetivo da implantação do PJe é atribuir rapidez ao trâmite processual. A virtualização dos autos possibilitará que consultas aos autos sejam feitas pelas partes envolvidas no processo a qualquer momento, pela Internet, e que as decisões judiciais sejam anexadas automaticamente aos autos.
“O meio eletrônico também abolirá os deslocamentos processuais da secretaria de Vara, o que tornará o trâmite processual mais seguro”, disse o ministro.
Depois de Caucaia, o PJe será implantado nas Varas do Trabalho de Várzea Grande, no Mato Grosso e em Arujá, no Interior de São Paulo.
Advogados e partes envolvidas nos processos atuam em parceira ao TST para a viabilização da virtualização processual. O TST tem promovido capacitação dos usuários do PJe. A fim de dominarem as técnicas de manuseio do processo virtual, advogados do Ceará participaram de uma oficina sobre o funcionamento do novo sistema. (Marina Solon, especial para O POVO)

SERVIÇO


Mais informações sobre o Processo Judicial Eletrônico
Telefone: (85) 3388 9227 e 3388 9428
Site: www.tst.jus.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário