sábado, 18 de fevereiro de 2012

Centec ampliará ensino tecnológico em Caucaia.

Limoeiro do Norte. O Instituto Centec está ampliando a sua capacidade de oferecer o ensino tecnológico à população Cearense. Está previsto para o próximo semestre o início das atividades do Centro de Treinamento Técnico do Pecém (CTTC), que vai capacitar pessoas de nível básico e atender às demandas das empresas do Complexo Industrial Portuário do Pecém. Atualmente, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) desenvolve o Centro de Educação a Distância, em Sobral.

Itapipoca, no Litoral Oeste, e Iguatu, no Centro-Sul, serão beneficiadas com Faculdades de Tecnologia (Fatec). Mão-de-obra qualificada já tem sido formada em Quixeramobim e Juazeiro do Norte, esta última no ranking das 20 melhores instituições cearenses de nível superior, conforme o Índice Geral de Curso (IGC).

Já estão na segunda etapa as obras do Centro de Treinamento Técnico do Ceará (CTTC), em Caucaia. A obra e os equipamentos que comporão laboratórios estão orçados em R$ 26,6 milhões, recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Governo do Estado. O Centro terá capacidade para treinar até 12 mil pessoas por ano, e também beneficiará famílias dos egressos, a serem absorvidas em outros projetos.

A educação tecnológica tem sido uma das principais ferramentas de inclusão de jovens cearenses no mercado de trabalho. E esse segmento, hoje copiado para vários Estados do Brasil, pode ser ilustrado pelas chamadas incubadoras de empresas. São projetos-piloto que os alunos dos centros desenvolvem com o conhecimento aprendido já em contato com o mercado de trabalho.

Já são cinco incubadoras de empresas nos municípios de Aracati, Crateús, Limoeiro do Norte, Quixeramobim e Juazeiro do Norte. Bioclone, Piscis e Geramotos são empresas incubadas que se destacaram em 2011.

A Bioclone ficou em primeiro lugar do Nordeste no Prêmio Finep de Inovação.

A empresa incubada Piscis foi finalista do Prêmio Nacional de Inovação, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e a empresa incubada Geramotos foi premiada pelo Instituto Agropolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário