Neste mês de maio, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes completa 79 anos. Para comemorar o aniversário de quase oito décadas de reconhecimento nacional pela excelência nas áreas de cardiologia e pneumologia, será realizada uma programação especial nesta quinta-feira, 24, a partir das 8 horas. Um dos momentos de destaque será a entrega da Comenda Dr. Carlos Alberto Studart Gomes a personalidades que participaram da história do Hospital de Messejana. Será feita uma homenagem póstuma ao ex-diretor do TM, Trajano Frota de Almeida, que durante sua gestão, contribuiu para o fortalecimento e difusão da gestão administrativa e do desenvolvimento tecnológico na área da cirurgia pulmonar. Durante sessão solene haverá apresentação da evolução do Hospital de Messejana no cenário das transformações das políticas públicas da saúde feita pela diretora administrativa do HM, Samya Coutinho.
A programação conta, ainda, com mesa redonda sobre o papel do HM no fortalecimento do SUS com a participação do Secretário de Saúde do Estado, José Arruda Bastos; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra; o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro de Andrade, e o professor doutor da Universidade Estadual do Ceará, José Jackson Coelho Sampaio.
Estão programadas ainda hasteamento das bandeiras, alvorada com a banda do Corpo de Bombeiros, exposição "Velhas tecnologias que antecederam novos saberes" e plantio de 79 mudas de árvores no Bosque dos Eucaliptos, que pela beleza e o porte das plantas, identificam a fazem a imagem do hospital.
Saiba Mais
Ao longo de 79 anos de história e trabalho, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes consolida-se, em 2012, como centro de referência nacional na assistência à saúde, e centro de estudos e pesquisa, nas áreas cardiovascular, torácica e pulmonar. Durante quase oito décadas, o hospital recebeu investimentos no desenvolvimento tecnológico e científico e hoje realiza tratamentos de ponta e procedimentos de alta complexidade, ainda não disponíveis em outras regiões do país. É o caso do transplante de pulmão e o projeto coração artificial, por exemplo, somente nas regiões Norte e Nordeste são realizados apenas no Hospital de Messejana. Outro exemplo é o Sistema de Mapeamento Eletroanatômico Tridimensional, que intervem nas arritmias complexas. Na rede SUS, é exclusividade do HM. Na área de ensino e pesquisa, o HM também parte na frente sendo o primeiro do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil a ter o doutorado em cardiologia.
Para a diretora geral do HM, Socorro Martins, ao longo dos anos o hospital vem ganhando destaque porque realiza exatamente o que se propõe a fazer nas áreas cardíaca e pulmonar. Ela revela ainda que os avanços e o pioneirismo em serviços de alta complexidade é consequência de uma história de trabalho de sucesso e compromisso com a saúde dos pacientes do Ceará e de outras regiões do Norte e Nordeste. A diretora do HM ressalta ainda a qualificação do corpo clínico e das equipes multidisciplinares fazem o diferencial no atendimento oferecido ao público.
Mais informações
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Verônica Melo
Tel.: (85) 8605-0423 / (85) 3101-4092
Nenhum comentário:
Postar um comentário