quarta-feira, 16 de maio de 2012

Os municípios de Caucaia e Maracanaú lideram o ranking de homicídios cometidos no Interior, entre janeiro e abril deste ano

Os municípios de Caucaia e Maracanaú, localizados na Região Metropolitana de Fortaleza, lideram uma estatística lamentável: o ranking das cidades do Interior com maior incidência de homicídios dolosos (em que há intenção de matar). Em Caucaia, foram registrados 69 assassinatos, entre janeiro e abril deste ano. Já em Maracanaú, foram 59 homicídios no mesmo período. O levantamento foi feito pelo O POVO, com base em dados disponibilizados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Conforme O POVO publicou ontem, 1.095 pessoas morreram assassinadas no Ceará, entre janeiro e abril. A média é de nove homicídios por dia. Juazeiro do Norte, Sobral e Crato são os municípios que seguem com alto índice de homicídios registrados durante os quatro primeiros meses de 2012. Destaque para Juazeiro, onde ocorreram 33 assassinatos.

Para o comandante geral da PM no Ceará, coronel Werisleik Matias, a Polícia enfrenta dificuldades em combater esse tipo de crime, pois ele costumar migrar conforme a ação dos órgãos de Segurança.

Impunidade

Na edição de ontem, O POVO também divulgou que houve um aumento de 23% no percentual de homicídios registrados na Capital, numa comparação com 2011. Foram 507 homicídios nos quatro primeiros meses de 2012 contra 409 no mesmo período do ano passado. Dentre as vítimas está a pequena Laísa Nascimento, de apenas 8 anos.

A garota morreu após ser atingida por uma bala perdida, há mais de três meses, no bairro Genibaú. Na ocasião, sua mãe, Roseane Nascimento, 30, perdeu também o bebê que esperava, no quarto mês de gestação. Roseane cobra justiça para que o caso não caia no esquecimento. “Alguém tem que fazer alguma coisa. Esse tipo de crime não pode ficar impune”, reclama.

Durante a tarde de ontem, O POVO tentou ouvir o coronel Gomes Filho, responsável pelo Comando de Policiamento do Interior (CPI). Porém, a assessoria de comunicação da SSPDS informou que o comandante estava de férias, e que em seu lugar assumiu o coronel Tarcísio Sousa Farias, que não teve um telefone para contato disponibilizado. No CPI, atendentes informaram que Tarcísio Farias participava de ações de fiscalização no Interior. Eles também não informaram o número de celular. (colaborou Tiago Braga)

ENTENDA A NOTÍCIA

O levantamento de dados para esta reportagem foi feito a partir de informações disponibilizadas no site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Serviço
As estatísticas sobre homicídio doloso ocorridos no Ceará, em 2012, estão disponíveis no site da SSPDS
Site: http://www.sspds.ce.gov.br
(clique no link “estatísticas”)

Ranking

Municípios com maior número de homicídios

Caucaia: 69
Maracanaú: 59
Juazeiro do Norte: 33
Sobral: 19
Crato: 17
Eusébio: 15
Aquiraz: 14
Itaitinga: 14
Pacatuba: 12
Horizonte: 11
Quixadá: 11
Cascavel:10
Russas: 10
Maranguape: 9
Pentecoste: 9
Aracati: 8
Pacajus: 8
Canindé: 7
São Benedito: 6
Amontada: 5
Brejo Santo: 5
Limoeiro do Norte: 5
Missão Velha: 5
Crateús: 4

  povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário