terça-feira, 30 de outubro de 2012

30/10 - Pecém pronto para operações de transbordo

O Porto do Pecém está pronto para receber operações de transbordo de combustível entre dois navios. Um teste realizado pela Petrobras na última quinta-feira emparelhou duas embarcações numa simulação, uma com capacidade para 100 mil toneladas combustível e outro de 30 mil toneladas.
A Petrobras aguarda licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para que comece a realizar a operação comercialmente no Pecém, segundo o diretor de Infraestrutura e Desenvolvimento da CearáPortos, Valdir Frota Sampaio. A previsão é de que o transbordo de combustível no Porto ocorra duas vezes por mês.
“Ontem foi a primeira vez que isso foi feito no Pecém. A Petrobras contratou simulação da USP e deu tudo certo”, explica. O Mucuripe deve ser um dos portos para onde seguirão navios carregados de combustível no Pecém. Sampaio também cita Manaus e Natal como possíveis destinos dessas embarcações.
Além dos requisitos técnicos, afirma o diretor, o Pecém tem disponibilidade para receber esses navios, o que é uma vantagem diante de portos congestionados. “Eles fazem isso em São Paulo, por exemplo, mas lá tem congestionamento de navios”.
De acordo com Bruno Iughetti, consultor da área de petróleo e gás, a Petrobras realiza o transbordo em outros portos do Nordeste: o de Suape (PE) e, em menor quantidade, no de Itaqui (MA). “O porto cobra por essa atividade. Aí, entra guerra entre três portos para ver quem vai ficar com essa receita”, ressalta.
Ele diz, entretanto, que a realização dessa operação em mais um porto do Nordeste contribui para a segurança no abastecimento da região. “Para nós, é muito bom, é uma fonte a mais de garantia de abastecimento”.
No transbordo, navios ficam emparelhados enquanto o combustível é transferido de um navio maior para outro menor, que tem capacidade de entrar em portos de menor profundidade. (Nathália Bernardo)
FONTE: Jornal O Povo - Economia - 30/10/2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário