Dando
continuidade à duplicação do Anel Viário foram liberados para obras
mais 4,3 quilômetros, no entroncamento das BR 020/222-Tabapuá. A
liberação da área, definida como indígena, da etnia Tapeba, aconteceu a
partir de uma parceria entre a Fundação Nacional do Índio (Funai), o
Departamento Estadual de Rodovias (DER) e o Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (DNIT). A área total tem 6km de extensão e
serão construídas 27 casas para a comunidade.
Em setembro de 2012 foram iniciadas as obras de terraplenagem para
duplicação do Anel Viário. A reforma permitirá melhoria de tráfego,
principalmente para o Distrito Industrial de Maracanaú, Maranguape e
Ceasa, trechos atualmente bastante congestionados, sobretudo com o
tráfego de veículos pesados. A nova pista será de pavimento de concreto,
mais resistente e com maior durabilidade. Desde janeiro o DER tem
trabalhado na execução das obras d'arte como viadutos e pontes no trecho
que compreende o anel viário. Atualmente o viaduto da BR-020/BR-222
está concluído, os demais encontram-se em execução.
Além das obras d´arte já iniciadas, as ações do Governo do Estado
preveem, além da duplicação, a construção de três pontes sobre os rios
Coaçu, Gavião e Siqueira. De acordo com o superintendente do DER, Sérgio
Azevedo, a ponte sobre o rio Siqueira já foi iniciada; já as outras
duas estão previstas para começar ainda este mês. Atualmente a pista tem
11 metros de largura. Ao fim das obras, sua medida horizontal será, na
verdade, triplicada. Serão 16,5 metros de um lado e 16,5 metros do
outro, totalizando 33 metros. A extensão inclui canteiro central,
ciclovias laterais, retornos, acostamentos e nova sinalização.
Saiba mais:
- O Anel viário compreende 32 km de extensão. Ele começa na CE-040
(Eusébio), segue pela BR-116 (Itaitinga), passa pela CE-060 (Maracanaú),
CE-065 (Maranguape) e pela BR-020 (Caucaia), indo até avenida Mister
Hull.
- A reforma do Anel Viário permitirá a melhoria de tráfego na Região
Metropolitana da Capital, principalmente para o Distrito Industrial de
Maracanaú, Maranguape e Ceasa, que atualmente sofrem com os
congestionamentos. A duplicação é parte do Plano de Logística de
Transporte do Porto do Pecém. A nova pista será de pavimento de
concreto, mais resistente à movimentação de veículos pesados e terá
maior durabilidade.
No dia 19 de dezembro o governador Cid Gomes e o diretor geral do
DNIT assinaram convênio para a conclusão dos trabalhos de duplicação e
melhoramentos do Anel Viário. O Estado vai assumiu a execução das obras e
receberá os recursos do DNIT. O convênio envolve recursos de R$
200.465.573,22.
25.10.2012
Assessoria de Comunicação do DER
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