sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Centrais de Penas Alternativas promovem encontros em Maracanaú e Caucaia

A Central de Apoio e Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas de Maracanaú realizou, nessa quinta-feira (18/10), o terceiro encontro com instituições que recebem apenados no município. O evento, promovido na Secretaria de Educação, teve o objetivo de esclarecer o papel dos participantes na implantação das penas.

Os trabalhos foram conduzidos por equipe multidisciplinar do projeto, composta por psicóloga, assistente social e advogada. Na ocasião, foi apresentado o termo de cooperação técnica que oficializa parcerias com entidades, o que resultou em 16 acordos firmados no próprio local. Houve ainda cadastramento com o intuito de verificar a necessidade de cada instituição para futuros encaminhamentos de apenados.

Entre as instituições presentes estavam o Corpo de Bombeiros, a Delegacia da Mulher, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), além de unidades de saúde.

CAUCAIA

Já a Central de Penas e Medidas Alternativas de Caucaia promoveu, na quarta-feira (17/10), no Fórum da Comarca, palestra para apenados envolvidos em crimes de trânsito. Os palestrantes foram os juízes Maria das Graças Almeida de Quental e Michel Pinheiro - titulares, respectivamente, da Vara de Penas Alternativas e Habeas Corpus de Fortaleza e da Vara Única do Júri de Caucaia.

Psicólogos, assistentes sociais e advogados também participaram do encontro. Na ocasião, equipe formada por policiais rodoviários federais passaram orientações sobre direção defensiva.

As centrais são de responsabilidade da Vara de Penas Alternativas e Habeas Corpus da Capital. Os projetos são implantados a partir de parcerias com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará. Também integram o Programa de Fomento às Penas e Medidas Alternativas do Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça.

tjce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário