segunda-feira, 5 de novembro de 2012

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA

Sábado dia 10 de Novembro é dia de vacinação de cães e gatos contra a Raiva Animal das 08h a s 17h. A meta do município de Caucaia é vacinar cerca de 21.000 cães e 8.000 gatos, sendo disponibilizada a população 128 postos distribuídos na sede, Grande Jurema e Praia. Vale lembrar que a 2ª etapa da campanha acontecerá dia 24 de Novembro/ 2012, compreendendo a região Sertão.

A vacinação é a única forma de evitar que animais domésticos contraiam raiva e transmitam a doença para humanos. Não tem contra-indicações. Os animais a partir do segundo mês de vida, fêmeas prenhas estão aptos a serem vacinados. A vacina imuniza o animal durante 01 (um) ano, sendo necessário novo reforço na próxima campanha. Animais com idade inferior a 60 dias, animais doentes não devem ser vacinados nesse dia.

Cuidado com os soins:

A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos, saguis e morcegos. A taxa de letalidade entre humanos é próxima de 100%. Nos últimos oito anos, desde 2005, foram confirmados cinco casos de raiva humana no Estado. Desse total, quatro tiveram transmissão através de soins em São Luís do Curu, Camocim, Ipu e Jati. Os soins são animais silvestres, devem ser mantidos na mata. Em Chaval, o caso de raiva foi transmitido por um cão.

A melhor maneira de evitar a raiva em humanos é a prevenção. Além da vacinação dos animais domésticos, as secretarias de saúde dos municípios devem ser acionadas para capturar os animais de rua que podem portar a doença. Nas cidades, a presença de morcegos deve ser notificada aos departamentos de zoonoses. Em caso de cão raivoso, há uma mudança comportamental que chama bastante a atenção. Um cão dócil começa a atacar todas as pessoas sem motivo, rejeita inclusive a alimentação. Começa também a se esconder, parece desatento e, às vezes, não atende ao próprio dono.
Realização: Secretaria de Saúde de Caucaia;
Informações: Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses – 3342.1013

Um comentário:

  1. Como posso saber se no meu bairro vai acontecer?
    Pois tento entrar em contato com o centro de zoonoses mais ninguém atende o telefone!
    Moro no Conj. metropolitano.

    ResponderExcluir