domingo, 11 de novembro de 2012

Falta d´água em Caucaia gera transtornos

A comunidade do Parque Guadalajara, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, reclama que abastecimento de água é irregular. Segundo a Cagece, baixa pressão da rede faz água não chegar às caixas de água.

Moradores do Parque Guadalajara, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, convivem há meses com o fornecimento irregular de água da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). De acordo com denúncias, além da pressão da água não ser suficiente para chegar às caixas d’águas, o fornecimento no bairro é feito somente de madrugada e durante poucas horas.

Às vezes, o sono perdido acaba sendo em vão, conforme os moradores. Na última semana, por exemplo, residências da rua Vera Cruz passaram cerca de sete dias sem receber água da Cagece.

Quem não pode perder o sono para armazenar água recorre à solidariedade de vizinhos que têm poços ou entram na fila de chafarizes públicos.

A aposentada Maria José de Sousa Oliveira revela que pede ao genro para buscar algo no chafariz instalado perto de sua casa. “Na minha caixa, faz quatro meses que não cai um pingo. Não consigo mais tomar banho direito”, reclama. Segundo ela, a água utilizada na lavagem de roupa acaba sendo reaproveitada como descarga no banheiro.

Já a aposentada Maria da Penha Gomes até comprou um tambor de 200 litros para armazenar água, mas reclama do horário do fornecimento. “Aqui nunca tem água de dia. Só à noite. Estou ficando doente de me levantar às duas horas da manhã”, desabafa dona Maria. De acordo com ela, como não tem condições de saúde para enfrentar a fila do chafariz público, precisa pagar para alguém buscar água para sua residência. “Pago os meninos para encher os baldes”, conta.

Os filhos da dona de casa Gisleide Germano, de oito e seis anos, precisam voltar mais cedo da escola, que também sofre com a falta de água. “Todo dia, fico esperando o pinga-pinga. A água é bem fraquinha”, reclama.

Sem ter água na caixa há três meses, ela diz que depende do chafariz para o consumo da família. Conforme a dona de casa, por causa da grande utilização, o motor do equipamento vive dando problema. “Vem gente de todo canto. Tem dia que às 9 horas da manhã já não tem mais água no chafariz”, revela.
 
Baixa pressão

A assessoria de comunicação da Cagece informou em nota que a inconstância no abastecimento no Parque Guadalajara é ocasionada pela baixa pressão na rede de distribuição, que ocorre por ser a área de ponta de rede.

“Em curto prazo, para minimizar a ocorrência, a Cagece está estudando soluções técnicas. São ajustes hidráulicos que estão em fase de teste”, diz a nota.

A nota informa ainda que a Cagece também está construindo uma nova estação de tratamento de água em Caucaia.

ENTENDA A NOTÍCIA

Moradores de bairro da Caucaia denunciam abastecimento irregular de água. Além da pressão não ser suficiente para chegar às caixas d’águas, o fornecimento é feito somente de madrugada durante poucas horas. 

o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário