quinta-feira, 16 de julho de 2015

Caucaia escolhe delegados para a Conferência Estadual de Saúde


A Secretaria de Saúde de Caucaia realiza 9ª Conferência Municipal.  O evento aconteceu nesta última quarta-feira, dia 15 de Julho de 2015, no Convento das Irmãs Cordimarianas. Teve como objetivo principal, promover debate sobre os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS) entre conselheiros da saúde, representantes da Sociedade Civil Organizada, gestores da saúde pública e usuários do sistema e escolher os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual.

A finalidade é reafirmar, impulsionar, fortalecer e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, universal, integral, equânime, resolutivo e, prioritariamente, público com financiamento adequado e regular visando garantir a saúde como direito humano associado a sua universalidade, integralidade e equidade do sistema, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990.

Como resultado, espera-se ampliar a representação dos sujeitos participantes; melhorar a organização e o formato das etapas deliberativas; reduzir e qualificar o número de deliberações; e, estrategicamente, aprovar prioridades dentre as diretrizes e ações que possam influenciar e incidir na formulação dos Panos de Saúde e Planos Plurianuais dos governos eleitos para o período 2016-2019. As prioridades aprovadas na 15ª CNS, que comporão a agenda dos próximos quatro anos e definirão o campo de atuação do controle social na saúde, deverão ser monitoradas em todas as instâncias de gestão. Vale ressaltar que, por meio das conferências de saúde, a população pode promover mudanças e melhorar o Sistema Único de Saúde, a começar pela realidade local.

Cerca de quinze localidades do município serviram de palco para debater o tema da Conferência: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. Os representantes da sociedade, dos trabalhadores, dos prestadores de serviços, do governo municipal e pessoas do povo, debruçaram-se sobre as diretrizes dos sete eixos temáticos, debateram e elaboraram propostas que buscam atender os anseios, os desejos e necessidades dos segmentos representados e do povo. As propostas originárias das pré-conferências resultam em sugestões importantes porque refletem as angustias. As dificuldades, os problemas de saúde vivenciados no dia a dia da população e, apontam caminhos para superação dos problemas da saúde caucaiense.

 http://www.caucaia.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário