segunda-feira, 13 de julho de 2015

Moradores denunciam loteamento irregular em dunas de praias em Caucaia

Grupo abraçou área loteada. Invasores estariam cobrando pelo menos R$ 15 mil por lote. Na tarde de ontem, a Polícia Militar prendeu um dos suspeitos, sob acusação de ameaçar de morte um dos denunciantes.

 Demarcados por estacas de madeira e cercas de arame farpado, lotes de dunas estariam sendo vendidos a pelo menos R$ 15 mil em área de proteção ambiental no litoral de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A denúncia do loteamento irregular partiu de moradores de condomínios nas proximidades do lugar, localizado entre as praias do Icaraí e de Tabuba. 


Na tarde de ontem, enquanto os moradores retiravam e queimavam as estacas em protesto, um dos supostos invasores foi detido sob acusação de ameaçar de morte um dos condôminos. Com o suspeito, que foi encaminhado para a Delegacia Metropolitana de Caucaia, a Polícia Militar encontrou um nunchaku (arma branca utilizada em diferentes artes marciais). Mais informações a respeito da prisão, no entanto, não foram divulgadas pela assessoria de comunicação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) até o fechamento desta edição.

Minutos antes do flagrante, acompanhado pelo O POVO, a Polícia já havia dialogado com um grupo de sete suspeitos. “Eles dizem que têm permissão, mas não apresentaram nenhuma documentação”, informou o soldado Anderson.

Relatos de moradores apontam que o proprietário é um advogado. Desde 2011, o homem é investigado pelo caso pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), confirmou ao O POVO o presidente da ordem, Valdetário Monteiro. Ele informou que, embora lembre da denúncia, só terá como checar o andamento das investigações hoje.

Intervenção
Sem se identificar, um morador explicou que, para cobrar intervenções do poder público, foram procurados o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), a Secretaria do Planejamento e Urbanização de Caucaia (Seplan), o Ministério Público Estadual (MPCE) e o Ministério Público Federal (MPF).

Outra moradora, que também não quis se identificar, informou que, na última terça-feira, 7, os invasores chegaram a fechar a rua que dá acesso às dunas. No mesmo dia, “vieram uns fiscais do Imac e fizeram um relatório (sobre o loteamento)”, lembrou. De acordo com ela, os fiscais também teriam dito que prisões só podem ser feitas se os suspeitos fossem pegos em flagrante pela fiscalização e pela Polícia. “Eles (os invasores) ficam nos hostilizando. A gente ouve relatos de que eles descem (as dunas) com facão”, denunciou a moradora.
O POVO tentou contato com o Imac, na noite de ontem, mas as ligações não foram atendidas. A assessoria do MPCE informou que o caso, por ser em Caucaia, deve ter sido repassado ao MPF. O POVO não conseguiu contato com o órgão na noite de ontem.

o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário