sexta-feira, 3 de julho de 2015

Cine Diálogo é ampliado e chega às Cadeias Públicas de Maracanaú e de Caucaia

O Cine Diálogo, projeto cultural da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) que leva a exibição de filmes para os internos do sistema penitenciário, ampliou sua atuação para algumas cadeias públicas da Região Metropolitana de Fortaleza. O projeto já ocorre em diversas grandes unidades da Região Metropolitana de Fortaleza. A partir de julho, as cadeias públicas de Maracanaú e Caucaia passam a receber a programação, além da Unidade Prisional Desembargador Adalberto Barros de Oliveira Leal, também em Caucaia. 

Todos os meses, a Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe) faz a seleção dos filmes que serão exibidos. Emg eral, são títulos motivacionais, que serão debatidos ao fim da sessão. Neste mês, a escolha foi pelos filmes Antes de Partir e Alvin e os Esquilos. "A exibição dos filmes tira o interno da rotina e oferece um momento da lazer, um momento em que ele está também aprendendo coisas novas. Acreditamos que essas atividades culturais são fundamentais ao processo de ressocialização", pontua a coordenadora da Cispe, Cristiane Gadelha.

As exibições também acontecerão na sede da Cispe, atendendo aos egressos que trabalham na própria Secretaria.

A Sejus tem ampliado as ações culturais desenvolvidas dentro das unidades prisionais. Além de projetos como o Cine Diálogo e o Acordes, que ensinam violão aos internos de duas grandes unidades prisionais, há um esforço em oferecer atividades pontuais. Neste ano, a Sejus já levou a exposição fotográfica Condenados, que mostra pessoas em países onde a homossexualidade é crime, para dentro de uma unidade prisional e levou internas do presídio feminino para uma sessão de cinema no Shopping Benfica.
 
sejus

Nenhum comentário:

Postar um comentário