sábado, 11 de julho de 2015

Justiça implanta medida para controlar entrada no sistema prisional

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) anunciou o projeto “Audiência de Custódia”, nesta sexta-feira (10), em Fortaleza. Com a nova medida, os suspeitos deverão ser ouvidos por um juiz em até cinco dias. O objetivo é controlar a entrada no sistema prisional.
De acordo com a desembargadora Francisca Adelineide Viana, coordenadora do grupo de trabalho, o projeto não tem como finalidade resolver o problema da superlotação dos presídios. Cerca de 200 prisões em flagrantes são registradas semanalmente em Fortaleza. “As Audiências de Custódia procuram resolver o problema do encarceramento ilegal de pessoas que fazem jus ao direito de responder em liberdade”, disse.
A magistrada explicou que a medida busca garantir direitos humanos aos presos em flagrante que, muitas vezes, quando imediatamente encarcerados, não têm a situação pessoal analisada adequadamente.

 “O primeiro contato entre o preso e o juiz pode demorar, o que abre espaço para que casos de abuso e de ilegalidade ocorram e causem graves prejuízos ao cidadão, atingindo, em seus valores mais caros, a sua liberdade, a sua dignidade e a sua integridade física”, esclareceu.
Para que isso não aconteça mais, o juiz auxiliar da presidência, Cléber de Castro Cruz, explicou que será implantada a Vara Única de Audiência de Custódia para receber a demanda. Na unidade judiciária, ficarão designados dois juízes, um titular e um auxiliar, para realização das audiências.
O projeto será implantado, e a Vara Única de Audiência de Custódia instalada no dia 21 de agosto. Na ocasião, haverá solenidade que deverá contar com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário