quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Desemprego volta a crescer e chega a 8,6% na RMF

A taxa de desemprego voltou a crescer na região metropolitana de Fortaleza (RMF), e atinge 8,6% da força de trabalho em agosto. De acordo com o levantamento, 160 mil pessoas estão desempregadas, 12 mil a mais que no mês anterior. O resultado é consequência do baixo crescimento de postos de trabalho, 6 mil em agosto, para absorver o número de pessoas que ingressaram no mercado de trabalho da região, uma média de 18 mil.

As informações são da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Secretaria do
Trabalho e Desenvolvimento Social, Instituto de Desenvolvimento do Trabalho e Fundação SeadeDieese.

Apesar do aumento da taxa desemprego, o nível ocupacional foi positivo nos setores do Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas (2,4%) e na Construção (1,4%). Houve redução na Indústria de Transformação (-0,7%) e nos Serviços(-0,7%).

Em 2014

Em agosto de 2015, a taxa de desemprego total na região metropolitana de Fortaleza de 8,6% ficou
acima da registrada no mesmo mês do ano anterior, de 8,2%.
Redação O POVO Online

José Airton transfere título para Caucaia e anuncia pré-candidatura

O deputado federal José Airton Cirilo (PT) transferiu nesta terça-feira, 29, seu domicílio eleitoral de Aracati para Caucaia e anunciou sua pré-candidatura a prefeito do município.

O deputado federal, e coordenador da bancada cearense na Câmara, vem em conversas sobre sua candidatura ao município já há alguns meses. Caucaia é uma das cidades com o maior número de pré-candidatos. Além do petista, também devem concorrer Lia Gomes (PDT), Zé Gerardo (PMDB) e Naumi Amorim (PSL), que, segundo apurado pelo O POVO, está em conversas para se filiar ao PSB.

Danilo Forte, que era cotado para competir pelos socialistas, afirmou na semana passada, em um encontro com prefeitos, que não tem intenção de ir para o Executivo tão cedo. Ele foi escalado pelo partido para focar forças na candidatura de Heitor Férrer - de saída do PDT - em Fortaleza.

CANDIDATO A GOVERNADOR

José Airto Cirilo nasceu em 1957, em Icapuí, à época, distrito de Aracati, onde foi vereador. Após a emancipação do distrito, ele foi seu primeiro prefeito, conseguindo o segundo mandato. Foi ainda vereador por Fortaleza.
Tentou duas vezes se eleger governador. Na primeira, tendo Heitor Férrer como vice, ficou em terceiro lugar, quase 14% dos votos válidos. Em 2002, entretanto, teve seu melhor desempenho. Contando com a ajuda do então socialista Wellington Landim - morto este ano -, que dividiu os votos de Lúcio Alcântara (então no PSDB), o petista foi ao segundo turno com o tucano. Pela primeira vez na história do Estado, uma disputa para governador não foi decidida em primeira votação. José Airton acabou derrotado por Lúcio por apenas 0,08% dos votos válidos.

Redação O POVO Online

Disputa pela Prefeitura de Caucaia promete ser acirrada

O deputado federal José Airton (PT) transferiu o domicílio eleitoral para Caucaia, nesta terça-feira (29), segundo comunicou em nota encaminhada às redações, para disputar a Prefeitura do Município.  Antes, com o mesmo objetivo, já havia feito o mesmo o também deputado federal Danilo Forte, atual presidente estadual do PSB. Com domicílio eleitoral no Município, há algum tempo, também já anunciou sua disposição de ser candidata à Prefeitura dali a médica Lia Gomes, irmã de Ciro, Cid e Ivo Gomes.
O Município de Caucaia, depois de Fortaleza, é hoje o maior Colégio Eleitoral do Ceará, com pouco mais de 200 mil votos, portanto, o único fora a Capital cearense a ter possibilidade de eleição em dois turnos. A disputa daquela Prefeitura, pelos nomes dispostos a entrar na luta, e a importância política do Município pela sua riqueza e proximidade com Fortaleza, promete ser das mais acirradas.


blogs.diariodonordeste.com.br/

Porto do Pécem atrai novos investimentos por causa de sua infraestrutura adequada


banner cmscmgO Porto do Pécem recebeu nesta quarta-feira (30), a visita dos representantes do Grupo CMA-CGM, terceira maior linha de navegação do mundo. A comitiva foi recepcionados pela diretoria da Cearáportos e era formada pelo representante da região Norte/Nordeste do grupo, Julio César Coelho; pelo representante de linha (Europa/Guiana/Norte do Brasil/Mediterrâneo/Caribe), Guillaume de Chastellux; e pela Coordenadora de Trade do Norte do Brasil, Lelys Mongin. Os visitantes conheceram toda a infraestrutura do Pécem, incluindo as obras de expansão do porto, que já estão com 57% de avanço físico.
 
O grupo, que no Nordeste opera no portos do Mucuripe, Salvador, Recife, Suape e Natal, busca novas alternativas para atracar navios de maior porte. O Pécem se apresenta como uma das opções, por conta de sua profundidade natural. Hoje, a empresa atua em mais de 20 portos em todo a Brasil e movimentou, em 2014,  400 mil Teus (contêiner padrão de 20 pés) no país.
 
De acordo com Rebeca Oliveira, a tradição no trabalho do grupo e sua vasta cartela de clientes são pontos positivos para o porto cearense. "Caso comecem a atuar no Pécem, com certeza, o número de movimentações de longo curso irá aumentar significativamente.",  declarou a diretora sobre a possível vinda do grupo. Atualmente,  duas das maiores linhas de navegação do mundo (MAERSK e a MSC). operam no Porto do Pécem.
 
 
30.09.2015
 

Luiza Dantas
Assessora da Imprensa da Cearáportos
85 98892.1883 | 3267.1256
luiza.dantas@cearaportos.ce.gov.br
 
Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias
 
Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
(85) 3466.4898

Inscritos no Empreeendimento Residencial Jandaiguaba - Programa “Minha Casa Minha Vida”

Empreendimento com 391 unidades habitacionais, tipologia tipo casa, localizado em Jandaiguaba do Programa “Minha Casa Minha Vida” 0 a 3, cujo empreendimento está previsto para ser entregue em setembro do corrente ano.

A Prefeitura Municipal de Caucaia torna pública a lista.

Veja o Edital de Publicação 001/2015 contendo a lista dos inscritos.

Veja o Edital de Publicação 002/2015 contendo a lista dos inscritos com Deficiência.

Veja o Edital de Publicação 003/2015 contendo a lista dos inscritos Idosos.

Veja o Edital de Publicação 004/2015 contendo a lista dos 391 beneficiados.

 http://www.caucaia.ce.gov.br/

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Naumi confirma sua pré-candidatura a prefeitura de Caucaia em 2016

O deputado estadual Naumi Amorim, é pré-candidato a prefeitura do município de Caucaia. O parlamentar ganhou espaço na mídia local com a notícia de uma possível mudança de partido. Segundo Naumi, essa possibilidade não existe porque "me identifico perfeitamente com a ideologia do Partido Social Liberal - PSL, sigla que me abraçou e apostou no meu potencial político". A notícia causou estranheza no meio político de Caucaia, até porque, uma semana antes de ser veiculada na imprensa, Naumi Amorim foi reconduzido à presidência do PSL no diretório municipal.

Os que estiveram presentes ao encontro, ouviram do próprio deputado, um discurso defendendo a fidelidade partidária. Na oportunidade, Naumi destacou que está empenhado em fortalecer o partido e, nas próximas eleições, o PSL vai fazer um grande número de vereadores. "O PSL é o partido que mais cresce em Caucaia e se depender de mim vai crescer muito mais, elegendo verdadeiros representantes do povo", concluiu.
 
 jonasmelloradialista.blogspot.com.b

Silvio Nascimento reeleito presidente da Câmara Municipal de Caucaia

O vereador Silvio Nascimento (PRP), conduzirá os trabalhos do poder legislativo caucaiense novamente a partir do dia 1º de janeiro de 2016. O parlamentar, atual chefe do poder legislativo, está em seu segundo mandato na Câmara Municipal e obteve 16 sufrágios dos atuais 17 parlamentares do município na eleição que ocorreu na sessão ordinária desta terça feira (29/09). Desse modo, foi reconduzido ao posto maior da Casa Legislativa para 2016. Na ocasião também foram escolhidos os integrantes das comissões permanentes, como também os demais integrantes da mesa diretora que assim ficou constituída:
Presidente: Vereador Silvio Nascimento (PRP)
1º Vice Presidente: Vereadora Laís Sales (PROS)
2º Vice Presidente: Vereadora Cláudia Cordeiro (PROS)
1º Secretário: Vereador Bené Cunha (PSDC)
2º Secretário: Vereador Dr. Américo (PTN)
3º Secretário: Vereadora Cristina do Diogo (PSDB)

 http://www.cmcaucaia.ce.gov.br/

Governador e ministro entregam 224 unidades habitacionais em Caucaia


RDESTAQUEcond7O governador Camilo Santana, acompanhado do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, participou nesta segunda-feira (28) da entrega do Residencial Corinto, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Ao todo, 224 famílias foram beneficiadas com o conjunto habitacional, que recebeu investimento de R$ 13.709.096,02 milhões, por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal. O número de unidades entregues no Ceará pelo programa chega a 16 mil.

O governador do Estado ressaltou o trabalho conjunto para que conjunto habitacional pudesse ser entregue. "Essa é a quarta vez que venho a Caucaia Rcond6como governador. É uma satisfação muito grande pois sabemos o histórico desse empreendimento. Ficam aqui os meus aplausos para cada um de vocês que lutou para que ele se tornasse realidade. São famílias que viviam em zona de risco ou de aluguel. Qual a mãe ou pai que não quer colocar o seu filho em um lugar com segurança, saneamento? Entregar essas moradias é uma alegria para mim, fruto do esforço do ex-presidente Lula, da presidenta Dilma, da Caixa. Lembrando que essa é só a primeira etapa, pois são 224 de 880 residências", disse.

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, agradeceu o apoio de Camilo Santana para que as obras do programa se tornassem realidade. "Quero dizer que o governador ajudou muito nesse empreendimento. Quando ele foi contratado, eu trabalhava na Caixa e ele era Rcond3secretário de Cidades. Fazíamos um trabalho grande aqui do 'Minha Casa, Minha Vida'. No início foi difícil, mas o Camilo tomou a frente e fez acontecer. Quero agradecer a sua parceria com o Governo Federal" disse.

No local, Camilo Santana e Gilberto Occhi conversaram com os beneficiados, visitaram um dos apartamentos que estavam sendo entregues, realizaram a entrega das chaves a cinco famílias que representavam os novos proprietários e descerraram a placa de inauguração do empreendimento.

Rcond3personUm dos beneficiados pelo Residencial Corinto foi o consultor de vendas Júlio César Santos, que pôde dar uma casa própria à esposa e os dois filhos. "É uma satisfação muito grande, um presente de Deus porque quem paga aluguel sabe como é difícil. Eu pagava R$ 400 por mês e era bem pesado para mim. Estar recebendo isso do governo é uma alegria sem tamanho", disse.

Quem também compartilha da felicidade por receber moradia é a analista financeira, Patrícia dos Santos, e o motorista José Júnior "É a realização de um sonho pois há muito tempo estávamos tentando comprar uma casa e conseguir essa realização é muito prazeroso. Ainda estamos morando de aluguel, e quando nos mudarmos para cá sem dúvida nossa vida vai facilitar bastante", disse ela.

Participaram também da solenidade o secretário de Cidades, Lúcio Ferreira Gomes; o secretário de Cultura, Guilherme Sampaio; o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Inácio Arruda; o secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins; os deputados federais José Airton, Odorico Monteiro, Fernando Monteiro (PE) e Beto Rosado (RN); os deputados estaduais  Rachel Marques e Naumi Amorim; o vice-prefeito de Caucaia, Paulo Guerra; entre outras autoridades.   

Residencial Corinto
Rcond1O conjunto habitacional faz parte do empreendimento Gregos, que está sendo construído para atender às famílias de Caucaia. O conjunto é formado por quatro módulos (Atenas, Corinto, Tebas e Olímpia), que somam ao todo 880 unidades habitacionais. O empreendimento é financiado pela Caixa Econômica Federal, por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”, e tem um investimento total de cerca de R$ 54 milhões.

Rcond2O Residencial Corinto é o primeiro módulo a ser entregue. As unidades são compostas por dois quartos, um banheiro, sala e cozinha.






Fotos: Queiroz Neto



28.09.2015


Thiago Sampaio
Repórter/Célula de Reportagem

 
Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias


Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado - Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Vagas de emprego do Sine/IDT em todo o Estado


Veja as oportunidades de emprego para o Sine/IDT nesta segunda-feira, 28. Os interessados devem dirigir-se a uma Unidade do SINE/IDT. As informações sobre vagas não são dadas por telefone. Todas as vagas estão sujeitas à alteração.


CAUCAIA
Rua Juaci Sampaio Ponte, 2076
(85) 3101.3378

Açougueiro    1 vaga
Arte-finalista    1 vaga
Auxiliar de almoxarifado    2 vagas
Auxiliar de corte (preparação da confecção de roupa)    3 vagas
Auxiliar de costura    3 vagas
Auxiliar de escritório    1 vaga
Auxiliar de garçom    3 vagas
Auxiliar de serviços gerais (confecção de roupas)    1 vaga
Camareira    1 vaga
Confeiteiro    1 vaga
Conferente de mercadoria (confecção)    1 vaga
Contador    1 vaga
Cortador de roupas (tecidos)    1 vaga
Costureira de máquinas industriais    17 vagas
Cozinheiro de restaurante (hotel)    1 vaga
Estoquista    1 vaga
Garçom    6 vagas
Inspetor de equipamentos (dutos)    1 vaga
Marceneiro de móveis (projetados)    1 vaga
Oficial de serviços gerais    1 vaga
Operador de guindastes móvel    1 vaga
Operador de prensa (ferramentaria)    1 vaga
Operadora de telemarketing ativo    1 vaga
Padeiro    1 vaga
Passador de roupas    1 vaga
Pintor de automóveis    1 vaga
Preparador de prensa mecânica    1 vaga
Recepcionista atendente    1 vaga
Rigger (orientação de guindastes)    1 vaga
Salgadeiro    1 vaga
Vendedor pracista    11 vagas

Refinarias do Ceará e Maranhão deram prejuízo de R$ 3,8 bilhões

Levantamento do Tribunal de Contas da União revela uma diferença de R$ 1 bilhão entre cálculo do tribunal e o valor declarado pela Petrobras. A decisão de não continuar com os equipamentos foi divulgada em janeiro deste ano.


As refinarias Premium I e II, que seriam instaladas no Maranhão e Ceará, respectivamente, geraram um prejuízo de R$ 3,8 bilhões, de acordo com auditoria recém-concluída pelo Tribunal de Contas da União. Apesar dos investimentos feitos pela Petrobras, os equipamentos não foram instalados e não geraram receitas para os cofres da União.

Em janeiro deste ano, a estatal anunciou o encerramento dos projetos de implantação das refinarias. De acordo com a empresa, a suspensão dos equipamento contabilizava uma perda de R$ 2,8 bilhões.

A diferença de R$ 1 bilhão entre o cálculo do prejuízo feito pela estatal e o do TCU pode estar nas despesas correntes desembolsadas durante as obras, que não contam em termos de baixa nos ativos da empresa.

A secretaria de infraestrutura junto com outros setores do governo estadual estão realizando um levantamento em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará para apurar o valor gasto na Premium II e cobrar o ressarcimento da quantia investida.

A força-tarefa da Operação Lava-Jato e do Tribunal de Contas da União (TCU) identificaram uma série de outras obras da Petrobras que também deram prejuízo. Como a construção de dois navios-sonda - Vitória 10000 e Petrobras 10000 - para explorar petróleo nas costas da África e do México. Com investimento de cerca de US$ 1,2 bilhão (mais de R$ 5 bilhões), que também não geraram lucros.

Histórico
No Ceará, o ex-presidente Lula lançou pedra fundamental em dezembro de 2010. A primeira vez em que se falou de refinaria no Ceará foi em 1955. Em 1998, o Governo do Estado chegou a anunciar um empreendimento, em parceria com o grupo alemão Thyssen, mas não avançou. Quando o ex-presidente Lula chegou à presidência em 2003, a discussão ressurgiu.
Em 2005, as articulações se intensificaram, mas a refinaria foi para Pernambuco.
Redação O POVO Online com informações do jornal Valor Econômico

Governador anuncia mais de R$ 4 milhões em investimento para indígenas e quilombolas


R MG 6489Pela primeira vez na história um governador do Ceará recebeu representantes do movimento indígena organizado no Estado. Na tarde desta segunda-feira (28), Camilo Santana comandou reunião com representantes de 13 etnias que estão entre as primeiras formadoras da população cearense.

O encontro no Palácio da Abolição aprimorou a articulação da política para os índios em várias áreas do Governo do Estado. E serviu ainda para o governador revelar importante investimento liberado no último sábado, durante a Reunião de Monitoramento de Ações e Projeto Prioritários (Mapp). "Mesmo em meio às dificuldades, eu liberei mais de R$ 4 milhões para projetos indígenas e quilombolas", destacou Camilo Santana.

R MG 6288Além da boa notícia, o governador recebeu um documento com propostas elaboradas pelos representantes das diferentes etnias. "Este é apenas o nosso primeiro encontro. Se Deus quiser teremos outros", salientou Camilo. Participaram ainda da reunião o secretário-chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista; o articulador para Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Estado, Acrísio Sena; a secretária executiva da Secretaria da Educação, Dalila Saldanha; a coordenadora Especial de igualdade racial do Estado, Zelma Madeira; o deputado estadual Elmano de Freitas (PT); além de representantes de entidades ligadas ao movimento indígena.


População indígena

R MG 6349O Ceará possui 14 etnias indígenas: Anacé, Tremembé, Jenipapo-Kanindé, Kanindé, Tapeba, Tabajara, Potyguara, Kalabaça, Pitaguary, Gavião, Kariri, Tapuya-Kariri, Tupinambá e Tupiba-Tapuia. São cerca de 30 mil pessoas distribuídas por 19 municípios.


Fotos: José Wagner




28.09.2015


Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretaria

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898

domingo, 27 de setembro de 2015

Eleições 2016. A preparação dos partidos a um ano da batalha

Forças que polarizaram a última eleição estadual, blocos de Cid e Ciro Gomes (PDT) e Eunício Oliveira (PMDB) terão um “segundo tempo” da disputa nos principais municípios do Ceará. A pouco mais de um ano para o combate, negociações e troca-troca de partidos já apontam chapas com feições semelhantes às de 2014 – opondo os Ferreira Gomes e o PT contra Eunício e o PSDB do senador Tasso Jereissati.

Segundo dirigentes ouvidos pelo O POVO, maioria dos doze principais municípios da política no Estado já possui leque bem definido de candidaturas. Ou seja, ainda que ocorra alteração nos quadros, o eleitor não deve ter “cardápio” muito distante do apresentado hoje.

Na última semana, foi intensa a movimentação na Assembleia e no interior do Estado, incluindo diversas mudanças partidárias, de olho nas eleições de 2016. Apesar disso, a disputa ainda deve ficar polarizada – com poucas exceções – entre cinco “exércitos” majoritários no Estado. 

 O primeiro, do grupo dos Ferreira Gomes, se reuniu neste sábado e pode oficializar migração para o PDT na próxima semana. A legenda, que soma mais de 70 prefeitos no Estado, foca na reeleição de Roberto Cláudio em Fortaleza e tem pré-candidaturas de irmãos de Cid tanto em Sobral, com Ivo Gomes, quanto em Caucaia, com Lia Gomes.

Os cidistas terão apoio maior com o PT, que reforçou nesta sexta tese de união durante plenária em Fortaleza. Com exceção da corrente de Luizianne Lins, que tenta emplacar candidatura própria, o partido deve centrar disputa em reeleição de prefeitos, chapas com o PDT e candidaturas fortes no Cariri – berço de Camilo Santana.

“Temos como mote a manutenção e reeleição dos nossos prefeitos. Isso e construir um arco de aliança, com base em levantamento de onde devemos disputar ou seguir com alianças”, diz o presidente do PT no Ceará, Diassis Diniz.

Oposição
Terceiro “exército” no páreo de 2016, o PMDB de Eunício Oliveira tem mantido agenda de encontros e visitas ao interior. Neste fim de semana, o senador realizou a filiação de ex-prefeitos de Mombaça e Acopiara. A legenda aposta em arco com o PSDB e o PR, para formação de chapas em municípios onde o partido tiver menor presença.
“Tudo está sendo discutido na perspectiva de bloco. Hoje, PMDB, PSDB e PR estão discutindo para ver em que municípios é melhor lançar candidaturas separadas ou, se for o caso, formar chapas”, diz o deputado Danniel Oliveira (PMDB). No Crato, por exemplo, as três legendas devem se unir em torno do ex-prefeito Samuel Araripe, que voltou ao PSDB no mês passado.

Reduzido no Estado após diversas debandadas depois de romper com o governo em 2010, o PSDB também tem investido na formação de candidaturas para o próximo pleito. Nos últimos dias, Tasso Jereissati cumpriu intensa agenda no Cariri e em Sobral, com evento já marcado para Quixadá nesta semana.

Recém reformulado no Estado, o PSB deve correr por fora nas eleições deste ano. Com articulação do deputado federal Danilo Forte, a legenda tem intensificado agenda de filiações no interior, e estaria negociando com o deputado Naumi Amorim (PSL) para disputar a prefeitura de Caucaia.

Em menor grau e de maneira isolada, outras legendas devem ter candidaturas em municípios do Estado. Fora da Capital, o deputado federal Genecias Noronha (SD) e o deputado estadual Tin Gomes (PHS) têm organizado bases para disputar. Segundo Genecias, meta do seu partido é eleger vinte prefeitos.
Guimarães
PT Foca reeleição de prefeitos e em ofensiva no Cariri. Tese de Luizianne por candidatura em Fortaleza é minimizada
Eunício
PMDB Líder do peemedebismo, tenta reverter debandada na legenda e prepara “megaofensiva” com PSDB na RMF
Cid Gomes
PDT Em partido de mais estrutura, apoiará reeleição de Roberto Cláudio e eleição de irmãos em Sobral e Caucaia
Tasso
PSDB De olho também em 2018, tenta reerguer PSDB no Estado após debandada na legenda para a base aliada
SAIBA MAIS
Segundo políticos ouvidos pelo O POVO, as eleições de Caucaia e Sobral dão sinais de que devem estar entre as mais disputadas.

Em Caucaia, há possibilidade de segundo turno. A “janela” partidária deve incentivar o lançamento de diversas candidaturas, incluindo de partidos aliados.

O Município ainda é peça-chave em estratégia do PMDB e do PSDB em ter candidaturas competitivas na Região Metropolitana de Fortaleza.

Terra natal de Cid e Ciro Gomes, Sobral será alvo de intensa investida da oposição

o povo

Praia do Cumbuco, no Ceará, tem vibe de vilarejo e águas cristalinas

Dizem que há duas estações - e não quatro - no litoral do Ceará: o primeiro semestre é sem vento; o segundo, com. O calor... bem este está presente ao longo dos 12 meses. A afirmação é verossímil, mas faz sentido para o visitante programar a viagem. Com picos entre julho e setembro, as fortes rajadas chegam a 50km por hora. O vento é constante e intenso, acostume-se a dormir e acordar com ele - muito mais do que os conhecidos três dias de vento sul (para quem mora em Florianópolis). Acredite, a visão de um coqueiro envergado o acompanhará em todas as janelas de hotel. Saias, chapéus, você andará a segurá-los. 

E, na verdade, o vento é muito bem-vindo. Ao contrário, o calor se tornaria um problema. Também é o vento o responsável pela renovação da estonteante Praia do Cumbuco, a 37km de Fortaleza e cerca de uma hora do aeroporto da capital. Antes colônia de pescadores, o recanto, que pertence ao município de Caucaia, ganhou visibilidade internacional por conta das condições ideais para a prática de kitesurfe (surfe com uma pipa conectada à prancha, adotada na Ilha de Santa Catarina em praias como o Campeche e também na Lagoa da Conceição). Quem quiser aprender o esporte no Cumbuco, a dica é a lagoa do Cauípe, com aulas para iniciantes.

O kite levou os gringos ao Cumbuco, que agora conta com pousadinhas mais transadas e um resort de padrão internacional, o Vila Galé, que já hospedou gente como o músico californiano Jack Johnson e o ex-jogador de basquete Shaquille O'Neal (leia mais ao lado). No centrinho, a rusticidade de jangadeiros cuidando de canoas na rua mistura-se a poucos e bons restaurantes com cozinha internacional, a exemplo do Castanha, comandado por um chef holandês. A cozinha oriental também é comum por lá.  

As águas quentes da praia do Cumbuco, mesmo no inverno, são uma boa nova ao catarinense, que precisa se munir de muita coragem para encarar o mar gelado desta época do ano. Com faixa extensa de areia branca, mar aberto e coqueiros em toda a praia, o lugar é um paraíso. Completam a cena as dunas do vilarejo, onde todo turista deve se aventurar em um passeio de buggy. A contratação do tour (vale a pena fazer o completo por R$ 260 para quatro pessoas e com duração de duas horas) pode ser feita no hotel. Opte pela opção "com emoção" e confie no motorista, que fará você se sentir em uma montanha russa natural. Durante o passeio, há paradas em três lagoas, com opções de esquibunda nas dunas, tirolesa e kitesurfe (lagoa do Cauípe).

Apesar da atual expansão - no próximo verão a praia receberá uma unidade do Cafe de la Musique, o mesmo que bomba em Jurerê Internacional - Cumbuco ainda guarda a vibe de vilarejo perdido, com extensas áreas a ermo, poucas construções e natureza intocada. Um refresco natural.  

 *A jornalista viajou a convite do hotel Vila Galé


7 coisas para fazer durante um dia em Fortaleza

Se a ideia é relaxar, hospede-se na praia do Cumbuco, mas tire um dia para visitar a capital cearense. Numa rápida passagem, não deixe de...

1 - Dedicar cerca de uma hora para ver a exposição permanente Vaqueiros, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A mostra é uma viagem por esse personagem tão marcante da cultura popular brasileira e do Nordeste. Bem montada, com um roteiro que mescla história com curiosidades, a mostra faz tanto sucesso que está em cartaz desde a abertura do espaço foi inaugurado há 16 anos.

2 - Caminhar na orla da beira-mar, onde os cearenses se encontram no final da tarde para caminhar, andar de skate, correr e bater papo.

3 - Trazer castanhas de caju e rapadura de castanha, que podem ser compradas na feirinha de artesanato da beira-mar. Funciona todos os dias a partir das 17h.

4 - Dar uma olhada nas bijus feitas com capim dourado na mesma feira. Tem colares, tiaras, maxi brincos e anéis.

5 - Descontrair nos bares instalados em casarões antigos no entorno do Dragão do Mar. Chop do Bixiga (com I mesmo) é um clássico local.

6 - Tomar sorvete na 50 Sabores, que tem diversos sabores regionais. Experimente o de tapioca e/ou de bacuri.

7 - Escolher uma barraca na Praia do Futuro e apreciar a beleza do litoral cearense com ótimas opções de almoço e drinques. Se estiver na unidade do Vila Galé nesta praia o hotel tem a própria barraca.


Resort tem opções para toda a família

Inaugurado em 2010, o Vila Galé Cumbuco é um dos sete hotéis que o grupo português mantém no Brasil. O resort tem sistema all inclusive, valendo também para bebidas alcoólicas, e com diárias entre R$ 690 e R$ 5,5 mil para duas pessoas. A proposta funciona muito bem. Com um rodízio de horários no buffet de dois restaurantes, além de um café na recepção, há sempre uma refeição à espreita, do café da manhã à ceia (essa funciona até as 4h da madrugada!).  

Vale a pena reservar um jantar no Inevitável, o terceiro restaurante do hotel focado em cozinha asiático e mediterrânio. Também é aberto para quem não está hospedado. Não deixa de provar o vinho rosé Santa Vitória, vinícola de propriedade do grupo português.  
Outra opção do tipo tem-que-ir é o Spa Satsanga. Com vários modalidades de massagem - inclusive para casais - e um circuito termal, composto por sauna, piscina e hidro, o spa é revitalizador (não faz parte do sistema all inclusive). O resort é extenso, com espaço de recreação para crianças com monitores, piscina e áreas arborizadas para caminhada e descanso, além de uma saída exclusiva para a praia. É ideal para uma viagem em família. 

 http://diariocatarinense.clicrbs.com.br

Acidente com ambulância de Tauá deixa dois mortos em Caucaia

Ambulância que transportava paciente colidiu com caminhão de lixo. Acidente ocorreu em Caucaia, na Grande Fortaleza, neste domingo.

Na madrugada deste domingo, por volta das 4 horas, um acidente no quilômetro 403, da BR 020, deixou duas pessoas mortas. O acidente aconteceu na entrada do aterro sanitário de Caucaia e envolveu uma ambulância de Tauá e um caminhão de lixo. As informações são da Polícia Rodoviária Federal.

Segundo a PRF, a ambulância colidiu na traseira do caminhão. Nilda de Souza Melo e um homem (ainda sem identificação), ambos passageiros da ambulância, morreram na hora. Uma terceira passageira da ambulância, Erisvania Alves de Sousa, de 37 anos, foi encaminhada ao hospital em estado grave.

sábado, 26 de setembro de 2015

Governador participa de inauguração do Residencial Corinto, em Caucaia


 MG 0127 bxO governador Camilo Santana e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, participam da inauguração do Residencial Corinto, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, nesta segunda-feira (28), às 16h30.

O conjunto habitacional faz parte do empreendimento Gregos, que está sendo construído para atender às famílias do município. O conjunto é formado por quatro módulos (Atenas, Corinto, Tebas e Olimpia), que somam ao todo 900 unidades habitacionais. O empreendimento é financiado pela Caixa Econômica Federal, por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”, e tem um investimento total de cerca de R$54 milhões.

O Residencial Corinto é o primeiro módulo a ser entregue e beneficiará 244 famílias do município. As unidades são compostas por dois quartos, um banheiro, sala e cozinha. Para o Residencial Corinto, foram investidos R$ 13.709.096,02 milhões.

SERVIÇO:

Inauguração Residencial Corinto
Local: Rua Idealista, sem número – Bairro Jurema (próximo ao shopping da Jurema, ao final da avenida Dom Almeida Lustosa)
Data: 28 de setembro, às 16h30


26.09.2015

Assessoria de Imprensa - Secretaria das Cidades
Sabrina Lemos: 3207-5249/ 9.8603-0556

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898

Oficinas de Competências para a Vida são iniciadas nas escolas municipais de Caucaia

A primeira oficina foi realizada no dia 22 de setembro, na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Flávio Portela Marcílio, localizada na região sede do Município. Com o tema: “Combate ao Uso Abusivo de Drogas”, 38 alunos puderam participar e interagir durante a oficina, que tem como objetivo a troca de experiências, o estudo e a produção de conhecimentos sobre a adolescência. A escolha das primeiras escolas contempladas com as aulas práticas foi feita em sorteio durante as reuniões do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Caucaia (NUCA).
Adolescentes com certificados.
Foto: Sabrina Gonzaga

Os eventos serão ministrados sempre pelas facilitadoras do NUCA, Sabrina Gonzaga e Maralila Ramos, que exercem a função primordial de gerenciar os métodos de condução das tarefas expostas, em parceria com os adolescentes do Núcleo. A primeira oficina contou ainda com a participação do Articulador Institucional da Associação Barraca da Amizade, Marcos Levi Nunes e da Articuladora Pró Selo UNICEF Caucaia, Antônia Cláudia de Paula Lima, que explanaram acerca da temática abordada.
De acordo com o Guia de Participação Cidadã, Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013 – 2016, as competências para a vida contam com um índice de 20 fichas para serem compreendidas e apropriadas pelos adolescentes em atividades que incluem debates, leituras de texto, pesquisa, entre outras possíveis dinâmicas. Na oficina realizada na escola Flávio Marcílio, foram contemplados os índices “Gerenciar Conflitos de Forma Saudável e Positiva” e “Mediar e Negociar”. 
Segundo as facilitadoras do NUCA é importante ressaltar que todos os participantes das oficinas recebem certificados e que mais sete escolas estão sorteadas com aulas previstas. Outras escolas serão sorteadas nas próximas reuniões do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Caucaia.  
Mais informações: nuca@gabinete.caucaia.ce.gov.br
Assessoria de Comunicação da Articulação Pró Selo UNICEF Caucaia
Renata Cordeiro (selounicef@caucaia.ce.gov.br, 85 3368-8633 / 99820-9400)

Homenagem aos colaboradores que formam o time da Vitória


Homenagem aos colaboradores que formam o time da Vitória
A Empresa Vitória homenageia os colaboradores que formam o time da empresa e que participou da Copa Sest/ Senat de Futebol Socyte.
Foram 480 equipes que participaram deste campeonato, que tem como principal objetivo a integração entre os componentes das equipes e entre os demais colaboradores do transporte de outros estados.
A empresa Vitória ficou entre as 8 equipes finalistas e representou a unidade Sest/ Senat Fortaleza (Ceará) em 4 jogos da fase Nacional. Chegamos às quartas de finais, e encerramos nossa participação no campeonato, com a certeza de que realizamos um belíssimo trabalho de equipe, dedicação e amor pelo futebol e pela empresa.
 
 http://www.evitoria.com.br

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Cedeca Ceará lança edital para seleção de estagiários de Direito

Até  27 de setembro de 2015, estarão abertas inscrições para estágio remunerado na área de Direito. Será (01) vaga para estudantes que queiram atuar em consonância com a missão da organização.
 
O processo, constante desta convocação, será composto por duas fases. A primeira fase constará de análise do formulário de inscrição, currículo e exposição de motivos, que tem por objetivo compatibilizar inicialmente as demandas (expectativas) do/a candidato/a com as da organização. A segunda fase constará da realização de entrevistas.

O resultado final do processo será divulgado no dia 03 de outubro de 2015 e o início do estágio na organização será no dia 05 de outubro de 2015.

As inscrições serão realizadas via internet, através do envio para o e-mail*: cedeca@cedecaceara.org.br, dos documentos: ficha de inscrição preenchida; currículo (máximo 02 laudas); histórico acadêmico; declaração de matrícula com créditos concluídos; exposição de motivos (máximo de duas laudas, apresentando: motivações para estagiar na entidade, afinidade com as temáticas da instituição, planos e perspectivas acadêmico-profissionais).

Veja o edital e mais informações nos links abaixo:
 
Redação O POVO Online

Lei que cria Regiões de Planejamento é aprovada na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (24) o projeto de Lei que institui 14 regiões do Estado para fins de Planejamento. “Esta lei é apenas para efeito de planejamento estratégico do Estado. Não mexemos com Região Metropolitana. Esta disposição vai servir de base para o Plano Plurianual (PPA) , em que constam todos os investimentos e ações continuadas do Estado”, explicou o secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins.


O PPA deve ser encaminhado até o dia 30 de setembro para a Assembleia e vai orientar a gestão para 2016-2019. Segundo Nelson, todas as ações foram discutidas pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). A Seplag informa que o projeto de criação das Regiões de Planejamento objetiva atualizar a regionalização utilizada pela secretaria, com vistas ao aperfeiçoamento das atividades de planejamento, monitoramento e implementação de políticas públicas


Atualmente a Seplag utiliza o recorte territorial das Macrorregiões de Planejamento, que são compostas por oito regiões, as quais possuem heterogeneidade quanto a aspectos culturais, socioeconômicos e geoambientais, citando, por exemplo, as macrorregiões de Sobral/Ibiapaba, Litoral Leste/Jaguaribe e Cariri/Centro Sul, que geravam dificuldades para ações de planejamento visando o desenvolvimento regional.


Deste modo, a Seplag destaca que as regiões de Planejamento foram concebidas almejando uma área onde a similaridade socioeconômica e geográfica de municípios possibilita o planejamento regional e a concepção de políticas públicas, por exemplo, a partir da avaliação das necessidades de execução de determinados serviços públicos, visando o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida para a população.


Com isso, as Regiões Metropolitanas de Fortaleza (RMF) e do Cariri (RMC) continuam com suas leis vigentes, tendo, respectivamente, 19 e 9 municípios:

- RMF: Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Trairi.

- RMC: Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.


Pela divisão de Planejamento, no entanto, o município de Lavras da Mangabeira passa a integrar a Região do Cariri e não mais o Centro-Sul.


Mapa


24.09.2015

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / (85) 3466.4898

Prova Final do Concurso da Guarda Municipal acontece neste domingo (27)

Cerca de 750 candidatos farão a Prova final da 2ª turma do Curso de Formação, referente aos cargos de Guarda Municipal, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. A Prova será aplicada neste domingo, 27 de setembro de 2015, no horário das 09h às 13h, somente no campus Itaperi.

O Cartão de Informação do candidato com o endereço e local da Prova está disponível no site www.uece.br/cev da organizadora do concurso - Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE), cujos trabalhos e serviços são coordenados e executados sob a responsabilidade técnica e operacional da Comissão Executiva do Vestibular da UECE (CEV/UECE).

O presidente da CEV, professor Fábio Perdigão, recomenda aos candidatos, que cheguem ao seu local de prova, com uma hora de antecedência, isto é, às 08 horas, portando documento oficial e original de Identidade e caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente.

O certame está sendo realizado em três fases. Na primeira fase, ocorreram duas provas, uma de Conhecimentos Gerais e outra de Conhecimentos Específicos. A segunda fase compreendeu o Exame Médico e o Exame Toxicológico. Já a terceira fase foi composta de Curso de Formação, Avaliação Psicológica e Investigação Social e Avaliação de Capacidade Física.

O concurso é promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SESEC) e da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG).

Os candidatos deverão comparecer ao local da Prova, devidamente uniformizados com crachá e sem boné.

O candidato deverá trazer consigo documento original de identidade, não sendo aceito carteira de motorista (CNH) fora do prazo de validade.


25.09.2015


Fátima Serpa - Assessora de Imprensa da Uece
( fatima.serpa@uece.br / 3101-9605)

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa
Casa Civil - Governo do Estado Ceará
85 3466.4898

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Dupla é presa após praticar assalto a 200 metros do Fórum de Caucaia.

Dois indivíduos foram presos em flagrante na manhã desta quinta feira (24), por volta das 7h 30min, depois de terem roubado um aparelho celular de uma mulher na Rua 15 de Outubro, Novo Pabussu, Caucaia, RMF.

Os indivíduos renderam a vitima, afirmaram que estavam armados e anunciaram o roubo. A dupla fugiu tomando ignorado.

Os Policiais militares, Cb. Augusto, Cb. Gondim e Sd. Oliveira, lotados no Fórum Desembargador Joaquim Olímpio da Silveira Carvalho (Fórum de Caucaia), foram informados do roubo, realizaram buscas nas imediações, prenderam os dois indivíduos com o celular da vítima. 

Os indivíduos foram conduzidos a Delegacia Metropolitana de Caucaia. 

Washington Matos.

Governador e ministro da Saúde anunciam erradicação do sarampo no Ceará


R Camilo BSB.2A transmissão do vírus do sarampo foi interrompida no Ceará. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 24 de setembro, em Brasília, pelo governador Camilo Santana e pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro. “Minha palavra é de agradecimento pela parceria com o Ministério e com os municípios. Hoje, para nós, é um dia de muita alegria por estarmos anunciando a erradicação do sarampo. Esse é um trabalho fruto dessa parceria. Muito obrigado a todos os profissionais de saúde do Ceará que tanto se empenharam para erradicar o sarampo”, ressaltou o governador do Ceará.

Acompanhado pelo secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, e a secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, Camilo enfatizou: “Temos de estar sempre unidos, as entidades de classe que trabalham na saúde, para garantir mais qualidade na saúde brasileira”.

Para o ministro Arthur Chioro, o Ceará conseguiu atingir o objetivo graças a “um conjunto de iniciativas fundamentais”. "O governador chamou pessoalmente para ele a responsabilidade de coordenar esse trabalho contra o sarampo. Fez uma grande mobilização em Fortaleza e conclamou uma união do estado do Ceará. Essa mobilização foi decisiva para chegarmos a esse momento de hoje", reforçou o ministro da Saúde.

Surto de sarampo
De acordo com o boletim epidemiológico conjunto do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado, foram confirmados durante o surto 916 casos da doença em 38 municípios do Ceará, de 25 de dezembro de 2013 a 12 de setembro de 2015: um caso em 2013, 747 em 2014 e 168 este ano.

R Camilo BSB.1Do início do surto até a ocorrência do último caso confirmado, em 6 de julho deste ano, foram registrados casos de sarampo de forma ininterrupta. A partir dessa data, nenhum caso mais foi confirmado, completando 10 semanas sem casos de sarampo.

Logo no início, o Ceará adotou estratégias de vacinação para imunizar a população, controlar e interromper o surto de sarampo. Destacam-se a vacinação em Fortaleza e nos municípios da Região Metropolitana. Em fevereiro de 2014, foi iniciada a campanha nos 184 municípios do Estado: a vacinação da população de risco, reorientação e sistematização das ações de bloqueio e varredura.

Entre março e junho de 2015, realizou-se a intensificação vacinal na população de 5 a 29 anos nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Itaitinga. O município de Paracuru realizou a intensificação da vacinação na população de 5 a 39 anos. Os municípios de Caucaia, Fortaleza, Itaitinga e Paracuru intensificaram a vacinação contra o sarampo até o dia 20 de agosto deste ano.

Casa a casa
Para buscar a população suscetível, sem antecedente vacinal, Caucaia e Fortaleza realizaram a vacinação casa a casa em toda a área da unidade de saúde de referência, iniciando pela rua de residência do caso confirmado ou suspeito de sarampo em até 30 dias anteriores e em áreas de baixa cobertura vacinal.

Desde março, quando iniciou a intensificação da vacinação contra o sarampo, o município de Caucaia recebeuR Camilo BSB.3 o apoio técnico e logístico da Secretaria da Saúde do Estado, e, do dia 8 de junho a 4 de julho de 2015, contou com o apoio de 64 vacinadores e frota de veículos e motoristas da Sesa, realizando a vacinação casa a casa nos conjuntos e bairros que confirmaram casos de sarampo ou apresentam casos suspeitos em investigação.

Com o apoio do Ministério da Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), a Sesa realizou uma segunda varredura no período de 27 de julho a 22 de agosto, a fim de interromper a transmissão do vírus do sarampo nos municípios de Caucaia e Fortaleza, com 71 vacinadores nos dois municípios.

24.09.2015

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará
Selma Oliveira - (85) 3101.5220 ou 987.338.213
www.saude.ce.gov.brwww.facebook.com/SaudeCeara

Thiago Cafardo
Porta-voz / Governador

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898

Porto do Pécem recebe visita do vice-governador do Maranhão


Rmaran1"Vocês estão de parabéns pela estrutura que possuem aqui no Porto do Pecém. Nós estamos com vários projetos para o Maranhão, inclusive um deles é a construção de um novo porto, por isto viemos aqui. Nada melhor do que observar e seguir o exemplo do que está dando certo", declarou o vice-governador do estado do Maranhão, Carlos Brandão, durante a visita ao Porto do Pecém nesta quinta-feira (24).

Recepcionados pelo diretor de desenvolvimento e infraestrutura operacional, Waldir Frota, os representantes do Governo do Maranhão percorreram todo o Porto do Pecém, desde o pátio de armazenagem até o Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT). Waldir explicou um pouco como acontecem as operações e ressaltou o quanto o início das atividades da siderúrgica irá incrementar as movimentações de cargas no Ceará. "Todas as atividades da CSP serão realizaras através do Porto do Pecém e, somente de placas de aço, ela vai produzir 3 milhões de toneladas. por ano", disse o diretor.

A comitiva veio ao Ceará para conhecer a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), instala no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). De acordo com o vice-governador, conhecer o porto era fundamental para a visita ao Ceará estar completa, visto um dos fatores determinantes para a vinda da CSP para o Estado foi a existência do Porto do Pécem.

Atualmente, o Porto do Pecém se destaca tanto no cenário nacional, como internacional. Por causa de sua infraestrutura diferenciada (profundidade, berços, equipamentos e área), Pecém é um forte  candidato a receber o HUB de cargas a nível nacional, principalmente após a ampliação do Canal do Panamá e a da construção do Canal da Nicarágua.


24.09.2015


Luiza Dantas
Assessora da Imprensa da Cearáportos
85 98892.1883 | 3267.1256
luiza.dantas@cearaportos.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
(85) 3466.4898

Vagas de Emprego Casa do Trabalhador/SINE Municipa


Emissão em: 23/09/2015 às 09h  
ATENÇÃO:  
1. VAGAS DISPONÍVEIS NA DATA E HORÁRIO INDICADOS;                           
2. NÃO FAZEMOS RESERVA DE ENCAMINHAMENTOS PARA AS VAGAS OFERTADAS;
3. SUJEITO A ALTERAÇÃO.

Descrição
Quantidade de Vagas
Cozinheiro geral
2
Estoquista
100
Fiscal de loja
50
Garçom
3
Motorista de ônibus rodoviário
1
Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações
31
Vendedor interno
602



























Interessados comparecer à Casa do Trabalhador/Sine Municipal, no endereço situado à Rua Coronel João Licínio nº. 477, Centro, Caucaia/CE, portando RG, CPF e Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, juntamente com currículo.