quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Zé Gerardo Arruda pode disputar novamente prefeitura de Caucaia

José Gerardo Arruda, mais conhecido como Zé Gerardo (PMDB), anunciou que é um dos pré-candidatos à Prefeitura de Caucaia. Segundo entrevista ao Blog do Eliomar, ele quer evitar que o cargo seja assumido por pessoas "que não são da Caucaia, que não têm raiz, que não gostam da Caucaia, que não querem ver o desenvolvimento", sem especificar nomes.

Os outros dois pré-candidatos confirmados até o momento são Danilo Forte (que se filia ao PSB nesta sexta, 12) e Lia Gomes (que acompanha os irmãos Cid e Ciro Gomes para o PDT). Nenhum dos dois é nascido em Caucaia. E, de acordo com o peemedebista, é fundamental eleger um "filho" da cidade.

Arruda foi prefeito da cidade entre 1997 e 2000. Em 2010, quando era deputado federal, foi o primeiro político em exercício a ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde a promulgação da Constituição de 1988.  Em 2010, ele foi condenado por desvio de verba federal que seria destinada para um açude na construção de passagens molhadas. A pena, de 2 anos e 2 meses de detenção, convertida em 50 salários mínimos a serem entregues a entidade assistencial e prestação de serviços.

A pena deveria levar a perda de direitos políticos por cinco anos, em virtude da Lei da Ficha Limpa. Entretanto, após a eleição daquele ano, o STF decidiu que a nova legislação só poderia valer a partir do pleito de 2012. Ainda em 2010, Gerardo tentou continuar como deputado federal, conquistando pouco mais de 2 mil votos. Sua assessoria, à época, alegou que ele havia desistido da disputa ao ser barrado pela primeira vez na Justiça Eleitoral - apesar de continuar com o registro ativo -, passando a focar na eleição de seu filho, José Gerardo Corrêa de Arruda, para o mesmo cargo. Ele obteve mais de 60 mil votos, ficando na suplência.

Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário