sábado, 26 de setembro de 2015

Oficinas de Competências para a Vida são iniciadas nas escolas municipais de Caucaia

A primeira oficina foi realizada no dia 22 de setembro, na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Flávio Portela Marcílio, localizada na região sede do Município. Com o tema: “Combate ao Uso Abusivo de Drogas”, 38 alunos puderam participar e interagir durante a oficina, que tem como objetivo a troca de experiências, o estudo e a produção de conhecimentos sobre a adolescência. A escolha das primeiras escolas contempladas com as aulas práticas foi feita em sorteio durante as reuniões do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Caucaia (NUCA).
Adolescentes com certificados.
Foto: Sabrina Gonzaga

Os eventos serão ministrados sempre pelas facilitadoras do NUCA, Sabrina Gonzaga e Maralila Ramos, que exercem a função primordial de gerenciar os métodos de condução das tarefas expostas, em parceria com os adolescentes do Núcleo. A primeira oficina contou ainda com a participação do Articulador Institucional da Associação Barraca da Amizade, Marcos Levi Nunes e da Articuladora Pró Selo UNICEF Caucaia, Antônia Cláudia de Paula Lima, que explanaram acerca da temática abordada.
De acordo com o Guia de Participação Cidadã, Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013 – 2016, as competências para a vida contam com um índice de 20 fichas para serem compreendidas e apropriadas pelos adolescentes em atividades que incluem debates, leituras de texto, pesquisa, entre outras possíveis dinâmicas. Na oficina realizada na escola Flávio Marcílio, foram contemplados os índices “Gerenciar Conflitos de Forma Saudável e Positiva” e “Mediar e Negociar”. 
Segundo as facilitadoras do NUCA é importante ressaltar que todos os participantes das oficinas recebem certificados e que mais sete escolas estão sorteadas com aulas previstas. Outras escolas serão sorteadas nas próximas reuniões do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Caucaia.  
Mais informações: nuca@gabinete.caucaia.ce.gov.br
Assessoria de Comunicação da Articulação Pró Selo UNICEF Caucaia
Renata Cordeiro (selounicef@caucaia.ce.gov.br, 85 3368-8633 / 99820-9400)

Nenhum comentário:

Postar um comentário