terça-feira, 15 de setembro de 2015

Servidores participam do I Fórum da Previdência Social de Caucaia


Na última sexta-feira, dia 04 de setembro, aconteceu o I Fórum da Previdência Social de Caucaia realizado pelo Instituto de Previdência desse município. No evento estavam presentes diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) e dos servidores de diferente categorias, bem como representantes das secretarias.
Com o intuito de esclarecer os princípios que norteiam o funcionamento do regime próprio de previdência, foram apresentados o funcionamento do Instituto de Previdência Municipal de Caucaia (IPMC) e suas regras, em debate conduzido pelo presidente do órgão, Hipólito Índio Guimarães Neto.
Já os conceitos básicos sobre situação atuarial do Instituto foram trabalhadas por Túlio Pinheiro, atuário, presidente da ARIMA - Soluções Atuariais, empresa que administra vários Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS's) no estado.
Durante o debate, os representantes do Sindsep falaram sobre a importância de aprofundar a discussão e fiscalizar o funcionamento do Instituto.  "Sabemos que é o futuro dos servidores que está em jogo e não podemos aceitar que somente os servidores paguem a conta. Não é possível recuar nos direitos, com a premissa de oneração do IPMC, mas também precisamos gerar politicas previdenciárias mais eficientes", falou Maria Santos, presidente do sindicato. 
Nete Silva, secretária de formação do sindicato, reforçou que esse momento é importante para assegurarmos o enriquecimento dos conhecimentos sobre a previdência.
Já para Zilma Brito, secretária de saúde do/a trabalhador/a e de previdência social, o sindicato e os servidores poderão melhorar o acompanhamento, fiscalizando e fortalecendo o IPMC, atuando através de medidas de controle social.
O sindicato defendeu ainda a realização de outros momentos de debate sobre o RPPS da cidade, além do fortalecimento do conselho de previdência.
“O Sindsep Caucaia está comprometido com a qualidade do serviço público e com o avanço de direitos. Nesse sentido, continua acompanhando o debate sobre a previdência em Caucaia, bem como as prestações de contas, para garantir aos servidores o direito à previdência social”, resumiu Kellynia Farias, diretora de Assuntos Jurídicos e Direitos Humanos.


 http://www.sindsep.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário