terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Secretaria promove ações para prevenção de arboviroses no Carnaval

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses, deu início nessa segunda-feira (25/2) à “Operação Carnaval”. O objetivo é a prevenção e o controle de arboviroses e também de animais peçonhentos. Os trabalhos concentram-se no Litoral e seguem até a próxima sexta-feira (1º/3).
Estão sendo feitas visitas domiciliares, a sucatas e a borracharias. Além disso, carros fumacê também borrifam um químico que mata a fase adulta do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O inseto se reproduz em água parada.
A ação contempla ainda a vigilância de animais peçonhentos, com a inspeção em pontos de incidência de ataques de escorpiões. Também está sendo realizada a divulgação dos cuidados que precisam ser tomados em caso de picada do artrópode.
As equipes da SMS também estão realizando exames de sorologia canina e teste de calazar nos cães da região. Já nas barracas de praia, os técnicos estão orientando quanto à avaliação dos criadouros para o mosquito Flébotomo, o transmissor do calazar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário