quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Secretarias unem-se no combate à microcefalia

A Prefeitura de Caucaia realizou nesta terça-feira (26/2) seminário sobre a Síndrome Congênita do Zika Vírus, doença popularmente conhecida como microcefalia. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) e reuniu também técnicos da Saúde e do Desenvolvimento Social, além de profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
A parceria entre as pastas faz parte do projeto Rede de Inclusão, do Ministério da Saúde e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O objetivo é prevenir as arboviroses, promover o diagnóstico e a estimulação precoces e facilitar o fluxo da rede de assistência às crianças e às famílias no âmbito dessas três áreas.
“Quanto mais precoces forem as intervenções da equipe multidisciplinar dirigidas à criança, à família e ao entorno, melhor será o desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial, linguístico e social dos indivíduos com síndrome congênita do zika vírus”, afirma a fisioterapeuta Isabel Santiago, do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Policlínica de Caucaia.
No que se refere à Educação, a professora Rogéria Nádja Nascimento, coordenadora de Educação Especial da SME, falou sobre as bases legais e o papel da escola inclusiva, apresentando dados sobre a educação especial/inclusiva em Caucaia.
Sobre as especificidades da microcefalia, Rogéria destacou a participação dos técnicos da SME nas oficinas da Rede Inclusão, a elaboração de kits multissensoriais para o estímulo das crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e a formação para todos os professores da Educação Infantil sobre a inclusão dessas crianças.
“Há toda uma preocupação da Prefeitura para que todos os profissionais, tanto da Assistência Social quanto da Saúde e da Educação estejam não apenas capacitados e munidos de informações como também sensíveis às necessidades dessas crianças e famílias”, concluiu Rogéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário