sexta-feira, 18 de outubro de 2019

250 pessoas são atendidas em mobilização do Outubro Rosa no Iandê

Duzentas e cinquenta pessoas participaram das ações de prevenção em saúde no combate ao câncer de mama realizadas nesta sexta-feira (18) pela Prefeitura de Caucaia no Iandê Shopping.
O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em alusão ao Outubro Rosa, campanha cujo objetivo é alertar a sociedade – sobretudo as mulheres – a respeito da necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.
“Em qualquer doença, prevenir é sempre o primeiro passo. É primordial. Esse evento é muito importando pra todas as mulheres”, disse Anna Luiza, de 31 anos. Moradora da Grande Jurema, ela conta que desde adolescente realiza o autoexame e a mamografia. “Minha mãe teve miomas (tumores uterinos) e por isso redobro os cuidados com a minha saúde”, afirmou.
Trinta profissionais ofereceram orientações sobre o autoexame de mama, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, emissão de cartão do SUS, vacinação de tétano e hepatite, além de serviços de beleza como manicure, designer de sobrancelhas e massoterapia.
A paraense Silvia Araújo, de 28 anos, também participou das ações. Ela mora em Caucaia há apenas dez dias e passeava no shopping para conhecer a estrutura. “Vim passear e encontrei a ação. Aproveitei para fazer os exames rápidos. Que bom saber que aqui em Caucaia existem esses tipos de ações, que se preocupam com a população”, disse. “Acho importante a abordagem, pois muitas mulheres não têm acesso à saúde ou até mesmo não vão ao posto buscar ajuda”, disse.
Houve ainda ações de prevenção à sífilis, com distribuição de preservativos, realização de testes rápidos e orientações sobre prevenção e cuidados com a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário