sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Equipes de pesquisa encerram blitze na Iparana para início de trabalhos na CE-085

Encerrou nesta sexta-feira (25/10) o primeiro dos cinco ciclos de blitze para coleta de informações com vistas à formulação do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) de Caucaia. As equipes partem agora para o quilômetro 28 da rodovia CE-085, onde iniciarão os trabalhos na próxima terça-feira (29/10).

Durante os últimos quatro dias, os pesquisadores interceptaram veículos na avenida Ulysses Guimarães, próximo ao Sesc Iparana, em dois turnos e aplicaram os questionários de origem-destino. Com isso, dispõem de informações sobre o deslocamento dos motoristas que cruzam a via: de onde vêm, para onde vão, em quanto tempo, em qual tipo de veículo etc.

Os dados são fundamentais para a definição, elaboração e implementação de políticas públicas de mobilidade urbana de Caucaia, que hoje executa o maior programa de infraestrutura integrada da história da cidade e um dos maiores do Brasil com o objetivo de interligar os três maiores distritos do município (Sede, Jurema e Litoral) e uma série de outras ações.

Os mesmos questionários serão aplicados agora na CE-085. Nos dias 29 e 31 de outubro, as blitze acontecerão entre 8 horas e 15 horas; enquanto nos dias 30 de outubro e 1º de novembro, as paradas serão feitas entre 10 horas e 17 horas.

Até 22 de novembro, outros três pontos estratégicos de Caucaia receberão as equipes de pesquisa. Tudo é feito com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) e tem caráter apenas de coleta de dados. Nenhuma dessas blitze é fiscalizatória e/ou punitiva.

Além da aplicação dos questionários, as blitze fazem a contagem de veículos. Aparelhos são instalados às margens dos dois sentidos da avenida e indicam quantos carros, motos, caminhões e outras máquinas passam periodicamente pelo local. Isso também auxiliará a Prefeitura a compreender o modo como as pessoas se deslocam em Caucaia.

Em paralelo, seguem as pesquisas domiciliares. Mais de 1.400 questionários já foram aplicados em diversos bairros. Cada documento corresponde a uma residência. A expectativa é de que pelo menos 3.000 casas sejam visitadas pelas equipes até dezembro.

O PMU é obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes – conforme estabelece a Lei Federal nº 12.587/12 ao instituir as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. É a primeira vez, no entanto, que Caucaia mobiliza-se pra elaboração do documento, exigido também pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) dentro do financiamento do Avança Caucaia, maior programa de infraestrutura integrada da história do município.
------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário