terça-feira, 29 de outubro de 2019

Aplicação do Saeb é concluída; Spaece acontece em novembro


Caucaia concluiu nesta terça-feira (29/10) a aplicação das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Todas as escolas da rede municipal de ensino participaram.
Voltado para os alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, o Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite realizar um diagnóstico da Educação Básica e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb aplica, a cada dois anos, testes e questionários que refletem os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.
As avaliações permitem que escolas e redes municipais e estaduais de ensino analisem a qualidade da educação oferecida a crianças e adolescentes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.
As médias de desempenho dos estudantes, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
SPAECE
Os alunos da rede municipal de ensino ainda participarão, em novembro, de outra avaliação externa: o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), que acompanha em nível estadual o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos nos 184 municípios cearenses.

Para a secretária de Educação de Caucaia, professora Camila Bezerra, “essas avaliações externas são importantes para determinarmos os rumos da educação, indicando nossos pontos fortes e onde devemos investir mais esforços. Esperamos bons resultados para esse ano e estamos contando para isso com o apoio e mobilização de todos os professores, núcleos gestores e técnicos da SME.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário