segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Blitze vão entrevistar motoristas para Plano de Mobilidade Urbana

As pesquisas que darão origem ao Plano de Mobilidade Urbana (PMU) de Caucaia estão prestes a entrar numa nova fase. A partir desta terça-feira (21/10), blitze começarão a ser realizadas em pontos estratégicos do município.
Com isso, os motoristas que responderem ao questionário de origem-destino vão colaborar com a construção de uma nova política pública de deslocamentos internos e intermunicipais.
Até a próxima sexta-feira (25/10), as equipes estarão na avenida Ulysses Guimarães, próximo ao Sesc Iparana, uma importante via de acesso ao litoral caucaiense.
Os trabalhos acontecerão em dois turnos (manhã e tarde) e terão apoio da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT). “As blitze são exclusivamente para os condutores responderem ao questionário. É uma pesquisa de tráfego e não uma fiscalização de trânsito”, reforça o coordenador dos trabalhos, engenheiro Lucas Caldas.
Além da aplicação dos questionários, as blitze farão a contagem de veículos. Aparelhos serão instalados às margens dos dois sentidos da avenida e indicarão quantos carros, motos, caminhões e outras máquinas passam periodicamente pelo local. Isso também auxiliará a Prefeitura a compreender o modo como as pessoas se deslocam em Caucaia.
Em paralelo, seguem as pesquisas domiciliares. Mais de 1.400 questionários já foram aplicados em diversos bairros. Cada documento corresponde a uma residência. A expectativa é de que pelo menos 3.000 casas sejam visitadas pelas equipes até dezembro.
O PMU é obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes – conforme estabelece a Lei Federal nº 12.587/12 ao instituir as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. É a primeira vez, no entanto, que Caucaia mobiliza-se pra elaboração do documento, exigido também pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) dentro do financiamento do Avança Caucaia, maior programa de infraestrutura integrada da história do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário