terça-feira, 27 de abril de 2021

Ricardo Parente encerra gestão na AECIPP após dois mandatos à frente da presidência do Conselho de Administração da entidade

 

Na presidência do Conselho de Administração da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) desde 2017, após dois mandatos, Ricardo Parente encerra sua gestão no próximo dia 30 de abril. O executivo, que atua também como gerente geral de Relações Institucionais, Comunicação e Relações com Comunidade da CSP, foi um dos grandes responsáveis, ao lado da equipe que compõe a entidade, pelo desenvolvimento e fortalecimento da Associação junto às empresas associadas e comunidades locais, tendo executado também um importante trabalho de aproximação da AECIPP com o Governo do Ceará, prefeituras dos municípios do entorno do Complexo e gestores públicos de órgãos e secretarias do Estado.

 

Ao longo de duas gestões à frente da AECIPP, Ricardo Parente idealizou, articulou e liderou diversas iniciativas com foco no desenvolvimento do Complexo, das empresas associadas e da região. Nos últimos anos, a Associação tem sido um grande agente de transformação para as comunidades locais, em especial para os moradores dos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, tendo realizado ações e projetos com foco na capacitação dos profissionais da região e na geração de emprego e renda. Além disso, todo o trabalho que vem sendo realizado tem sido de fundamental importância para tornar o Complexo do Pecém uma referência positiva, nacional e internacional, colaborando com o desenvolvimento do setor industrial do Ceará.

 

“O modelo de governança que adotamos na AECIPP se baseia em três pilares principais: pessoas, processos e produtos, os 3Ps. Por essa razão, nos últimos anos, direcionamos nossas ações para a formação, capacitação e qualificação da mão de obra local. Para isso, entendemos que é fundamental trazer para a mesma mesa poder público, instituições privadas, academia e sociedade civil para, em conjunto, elaborar projetos para atender as carências do CIPP”, reforça Ricardo Parente.

 

Entre as iniciativas promovidas pela Associação voltadas para essa finalidade está o Projeto Aproximar, executado em parceria com representantes dos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, do IFCE Campus Pecém, do SINE/IDT Pecém e dos membros de sindicatos e empresas associadas, que integram o Conselho Consultivo do projeto. Lançado em maio de 2019, o projeto nasceu com o objetivo de facilitar o acesso dos profissionais da região do Pecém às oportunidades de trabalho junto às empresas do Complexo. Por meio do Aproximar foram realizadas várias oficinas e palestras sobre mercado de trabalho, perfil solicitado pelas empresas, entrevista de emprego, postura profissional, marketing pessoal e dicas para a elaboração do currículo. Além disso, foi disponibilizada uma sala de acolhimento das pessoas para auxiliar na preparação de currículos e no cadastro no site da Associação.

 

Outra conquista importante da gestão de Ricardo Parente foi na área de segurança do Complexo. A Associação firmou importantes parcerias com a Polícia Militar e com o Corpo de Bombeiros, que geraram o Curso de Policiamento em Áreas Portuária e Industrial (CPAPI) e o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do CIPP. “Por meio do PAM, conseguimos aproximar as empresas associadas e integrar as ações das companhias na área de segurança para salvaguardar, por meio do associativismo, a proteção da vida humana e a preservação do patrimônio e do meio ambiente, uma vez que se torna mais fácil a execução de ações rápidas, eficientes e coordenadas para mitigar os eventuais problemas”, esclarece Ricardo Parente.

 

A Associação atua ainda na promoção e no apoio a diversas ações voltadas para arte e cultura, esportes, palestras e treinamentos voltados para a  prevenção nas áreas de segurança, de combate a acidentes de trabalho, além de campanhas de vacinação para os colaboradores das empresas associadas. Uma dessas iniciativas é o Campeonato de Futebol da AECIPP, evento promovido pela Associação em parceria com o Sesi Parangaba, em Fortaleza. O torneio conta com a participação de equipes formadas por empregados das empresas associadas que se reúnem nos fins de semana em um momento de descontração e lazer, tanto para os colaboradores quanto para suas famílias. “Sabemos que o esporte é uma ferramenta que possibilita a aproximação das pessoas, por isso idealizamos esse campeonato com o intuito de possibilitar a integração entre colaboradores das empresas associadas. Foram realizadas duas edições do evento, em 2018 e 2019. No ano passado não foi possível em razão da pandemia da Covid-19”, afirma Parente.

 

Sobre a AECIPP

Fundada em 30 de setembro de 2015, a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) é uma entidade empresarial, sem fins lucrativos, com atuação no Complexo Industrial e Portuário do Pécem (CIPP) e região. A associação nasceu com o objetivo de fortalecer e desenvolver, de forma sustentável, as atividades empresariais, industriais e de serviços nessa área, atendendo as demandas e os interesses das empresas associadas e atraindo cada vez mais oportunidades de negócio. Atualmente são 31 empresas associadas, sendo 10 indústrias e 21 companhias do setor de serviços, que juntas geram mais de 50 mil empregos diretos e indiretos, com representação superior a 92% do PIB do Complexo. Ao todo, já foram investidos, aproximadamente, R$ 28,5 bilhões no CIPP, com 45% destes investimentos realizados por empresas internacionais.

 

A AECIPP é formada por uma equipe administrativa da Associação, um Conselho de Administração, um Conselho Fiscal, uma Diretoria Plenária, além de dez fórum temáticos, criado para melhor estruturar as ações da entidade, liderados por colaboradores das empresas associadas, que se reúnem periodicamente para discutir o desenvolvimento de cada área no Complexo, bem como para pensar ações (palestras, cursos e oficinas) para os profissionais de cada setor. São eles: Recursos Humanos, Comunicação, Logística, Desenvolvimento de Fornecedores, Meio Ambiente, Relações Trabalhistas, Responsabilidade Social, Inovação, Segurança Patrimonial e Saúde e Segurança.

Um comentário:

  1. A atuação do Ricardo à frente da AECIPP nos seus dois mandatos como Presidente do Conselho foi simplesmente extraordinária. Sua competência no alinhamento das forças públicas e privadas na busca do melhor para o complexo e as comunidades do em torno do mesmo foi fundamental para o sucesso da AECIPP. Sou testemunha do seu brilhante trabalho e quero parabenizá-lo pela sua dedicação e obstinação à frente da entidade. Desejo o melhor ao seu sucessor, ciente do grande desafio que tem pela frente mas também com o grande legado que o Ricardo deixa para as futuras gestões. Grande e saudoso abraço!

    ResponderExcluir