terça-feira, 28 de setembro de 2021

Cinema adaptado para autistas e seus familiares pode se tornar lei em Caucaia


 A Câmara Municipal de Caucaia, aprovou na manhã desta terça-feira, 28 de setembro, o Projeto de Lei nº 137/2021, de autoria do Vereador Vanderlan Alves (DEM), que dispõe sobre a realização periódica de sessões de cinema adaptadas para crianças com Transtorno de Espectro Autista – TEA, denominada “Sessão Azul”.

De acordo com a preposição, as sessões adaptadas deverão ser identificadas com o Sinal Universal da Conscientização do Autismo, a ser afixado na entrada da sala de exibição, e disponibilização de iluminação baixa e adequada, com luminárias LED e dimerizadores, além de volume reduzido, desde que audível a todos os presentes. A matéria agora segue para sanção do Prefeito Vitor Valim.

Para o Vereador Vanderlan Alves, o que se pretende é promover política pública séria, garantindo o acesso dessas pessoas à cultura e lazer. “Os autistas têm questões de processamento sensorial que fazem com que estímulos, como as luzes e os barulhos cheguem de forma diferente ao cérebro, às vezes mais fortes do que deveriam, o que, em alguns casos, acaba se tornando insuportável. Pelo que existe a necessidade de adaptação, de acessibilidade”, ressaltou o parlamentar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário