quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Unidades de saúde realizam programação para celebrar Dia Mundial de Segurança do Paciente

 

Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Segurança do Paciente é comemorado em 17 de setembro. Durante todo este mês, no entanto, diversas ações são realizadas nas unidades de saúde em alusão à campanha. O objetivo da data é conscientizar profissionais de saúde, gestores, pacientes e a sociedade civil sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. O Setembro Laranja, portanto, busca reforçar a importância do cuidado para a redução de danos evitáveis.

As unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) geridas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) estão com programação desde o início desta semana. Na segunda-feira (13), uma live foi realizada no canal do Instituto no YouTube com a participação de duas convidadas: Marina Gassen, especialista em Farmácia Hospitalar e Clínica, e Vanessa Mantovani, doutora em Enfermagem e especialista em Cardiologia. Ambas são facilitadoras do Projeto Paciente Seguro, do Hospital Moinhos de Vento.

Parte da programação será unificada e outra será realizada por cada unidade. Neste ano, o tema da semana é “Amor pela Vida Refletido no Cuidar” e objetiva conscientizar colaboradores sobre a importância das práticas de segurança, bem como promover a troca de conhecimento entre os participantes.

Eventos adversos

Estudos apontam que cerca de 10% dos pacientes internados sofrem algum tipo de evento adverso. Por isso, as práticas de segurança são importantes para garantir a redução de danos evitáveis ao mínimo aceitável, além de permitir reconhecer potencialidades e fragilidades que nortearão ações de melhorias de modo a construir uma cultura positiva e forte dentro das instituições de saúde.

Na terça-feira (14), houve a cerimônia de empossamento dos membros da Comissão de Segurança do Paciente (Cosep) e do Comitê de Segurança do Paciente (CSP) em todas as unidades.

Programação das unidades

No Hospital Regional Norte (HRN), a programação contará com blitze sobre a sepse nos setores assistenciais e de obstetrícia, com a finalidade de prover momentos de sensibilização das equipes no que se refere à prevenção de quedas. Um refletor foi colocado para iluminar de laranja a fachada do hospital, referindo-se à semana de segurança do paciente.

No Hospital Regional do Cariri (HRC), os colaboradores são convidados a participar de diversas atividades ao longo da semana. Foi organizada uma gincana, onde as equipes deverão competir entre si. O principal benefício da brincadeira será a troca de conhecimentos, mas a equipe vencedora também vai ganhar um prêmio surpresa.

No Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), durante toda a semana serão realizadas oficinas com os colaboradores dos serviços de apoio à assistência para que eles possam refletir sobre a contribuição do seu trabalho para a segurança do paciente. Nesta quarta-feira (15), como parte da programação do projeto Trilha da Liderança, os gestores devem participar de uma oficina sobre Segurança do Paciente, realizada em parceria com a Diretoria de Gestão Estratégica (DGE) do ISGH.

O Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (Nugesp) do ISGH visitará as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Praia do Futuro, Cristo Redentor e Autran Nunes nesta quarta (15). Na quinta-feira (16), as unidades visitadas serão UPA Canindezinho, UPA Conjunto Ceará e UPA Itaperi. Encerrando a semana, na sexta-feira (17), a comissão irá às UPAs José Walter, Jangurussu e Messejana para promover aprendizado e conscientização aos colaboradores por meio de dinâmicas e jogos interativos.

No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), todos os colaboradores da Comissão vestiram a camisa personalizada na cor laranja, tema da campanha. Luzes da mesma cor também clareiam a fachada da unidade em menção à data. No decorrer da semana, rondas explicativas ocorrem no hospital por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Na quinta-feira (16), será realizado um simulado realístico sobre os protocolos de segurança. Na sexta-feira (17), o encerramento será com uma decoração especial no refeitório em referência à semana.

Curso da ESG

Diante da programação, a Escola de Saúde e Gestão (ESG) lançou neste mês o curso “Identificação de Riscos e Práticas de Segurança do Paciente”. O intuito é promover continuamente um ambiente seguro que influencie comportamentos e gere resultados de segurança tanto para profissionais de saúde, como para pacientes.

“Antes, era comum os profissionais de saúde agirem após uma notificação de evento. Hoje, tornou-se fundamental agir de forma preventiva para garantir a segurança do paciente. Vamos falar da importância de notificar os eventos adversos, prazos, o que notificar, entre outros fatores para alcançar as boas práticas de segurança do paciente”, explica a professora Djane Filizola.

No curso, serão abordados os riscos, eventos adversos e os principais aspectos para estabelecer e manter uma cultura de segurança do paciente. As inscrições estão abertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário