quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Codes da SSPDS promove reunião de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência em Caucaia

 

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria de Defesa Social (Codes), realizou na tarde dessa terça-feira (05) mais uma reunião de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência por meio de ações compartilhadas nas Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Estado. O encontro aconteceu na cidade de Caucaia (AIS 11).

“Trata-se de uma reunião de defesa social, onde há diagnóstico das diversas necessidades em relação à questão de violência, da fragilidade humana e da vulnerabilidade de cada região. Essas reuniões, com a participação dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS), acontecem para o acompanhamento das demandas e para o tratamento delas de forma conjunta”, explica o tenente-coronel Bernardo Aguiar, coordenador da Codes.

Aguiar explica que os encontros são realizados continuamente onde são reunidas as forças da segurança pública com as demais forças amigas desse processo de defesa social, como escolas, secretarias de ação social, secretários municipais, comerciantes, membros dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS), cidadão comuns, pessoas ligadas à geração de trabalho emprego e renda, representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), conselheiros tutelares, dentre outros.


Esse foi o segundo encontro presencial realizado em Caucaia pela Codes após a flexibilização de atividades em razão da pandemia. “A primeira foi no último mês de setembro. É uma reunião sistemática. Tratamos dos mesmos objetivos estratégicos que são a consolidação desses laços de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência, formações de pactos, diagnóstico de fatores que induzem a violência e busca de enfrentamento compartilhado”, destacou.
Renata Ximenes, do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) do Tabapuá, destacou a relevância dos encontros: “As reuniões dos CCDSs são importantes, pois são nelas onde acontece a união de forças com o propósito de semear a cultura de paz no município de Caucaia. Nessas reuniões, os conselheiros de defesa social têm a oportunidade de estreitar laços com autoridades policiais, com secretários do município e também com o Judiciário e o Ministério Público por meio do Núcleo de Mediação. Além disso, os participantes reconhecem a importância do trabalho policial sendo esse o guardião da sociedade e principalmente da cidadania”, ressaltou.

https://www.ceara.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário