Esse "pega-bêbado tecnológico" usa o álcool presente no hálito para calcular se a pessoa passou dos limites etílicos. Mas não pense que dá para enganar o aparelho mascando chiclete, tomando café ou comendo cebola. Não é o cheiro que ativa o bafômetro, mas a simples presença do etanol (nome científico do álcool) no ar exalado pelos pulmões. "A maior parte do álcool é metabolizada no fígado, mas de 5% a 10% são eliminados por outras vias, como o ar, a urina e o suor", afirma o biofarmacêutico Mauricio Yonamine, da Universidade de São Paulo. O responsável pela invenção que põe na parede os beberrões foi o policial forense americano Robert Borkenstein. Em 1954, ele apresentou o primeiro protótipo de um aparelho que determinava se o motorista extrapolou no bar. Por várias décadas, os tiras usaram um bafômetro descartável, um tubo plástico que continha uma substância que reagia em contato com álcool, adquirindo uma coloração em tons de verde ou azul, dependendo do grau de embriaguez. Hoje, bafômetros modernos usam células de combustível, que produzem correntes elétricas de acordo com o nível de álcool - quanto mais etanol, maior a corrente. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sob a influência de álcool em nível superior a 0,6 grama por litro de sangue é infração gravíssima. Para chegar a esse grau de manguaça, uma pessoa de 70 quilos precisa ter bebido pelo menos três copos de 250 mililitros de cerveja. "Esse limite depende do peso da pessoa e de outros fatores, como se ela está de estômago cheio ou se é homem ou mulher", diz Mauricio. Se for flagrado, o pudim de pinga soma sete pontos na carteira de motorista, recebe uma multa que pode chegar a até 900 reais e fica proibido de dirigir.
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