sábado, 1 de outubro de 2011

Canindé receberá fiéis da D. Joaquim

Canindé. "De longe, distante, tangidos por fé, de todos os lugares chegam a Canindé". Com esse slogan e a resistência física sendo alimentada pela fé em São Francisco, cerca de 170 devotos da Romaria Dom Joaquim chegam na madrugada de amanhã ao Santuário de São Francisco, neste Município. Eles saíram da Capital no último dia 23, às 21h, da Rua Dom Joaquim, 275, rumo a "meca nordestina".

De acordo com a dona-de-casa Raimunda Gomes Braga, de 86 anos, organizadora da tradicional Romaria Dom Joaquim, este ano a caminhada chega aos 58 anos. Ela diz que a sua idade não é empecilho para quem tem fé. A coordenadora lembra que o grupo de peregrinos começa a planejar e preparar a romaria com quatro meses de antecedência. "É sacrifício mesmo. A gente se cansa, mas a fé é maior", resume dona Raimundinha, como é carinhosamente chamada pelos demais participantes.

Ao longo do percurso os, peregrinos passaram por cinco cidades: Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Caridade e Canindé, e por nove distritos ou localidades: Tabatinga, Urucará, Gereraú, Ladeira Grande, Columinjuba, Amanaria, Itapebussu, Lagoa do Juvenal e também Campos Belos.

A romaria leva esse nome porque sai da Rua Dom Joaquim há 58 anos. Dona Raimunda diz ter a mesma energia de anos anteriores para a longa caminhada, apesar das restrições e cuidados impostos por sua família.

"Quem começou tudo isso foi meu marido, mas ele faleceu. Desde então, tomei a frente de tudo e, a cada ano, aumenta a quantidade de pessoas que fazem a caminhada. Para participar, não fazemos nenhuma exigência. Vai quem quer. Organizo tudo de coração", conta.

Um dos ensinamentos de quem já conhece bem o chão que separa Canindé de Fortaleza é o sacrifício do desconforto. "Quem não souber o que é desconforto, que olhe no dicionário", diz dona Raimunda. Segundo ela, apesar do cansaço, das dificuldades, da privação e das feridas nos pés, são poucas as pessoas que desistem. "O cardápio é sempre arroz com feijão ou feijão com arroz", brinca.

Para o professor de matemática, Francisco Arruda Bastos, a viagem é uma reflexão de vida e não só um ato de fé. "Não se trata de uma religiosidade intensa, mas valorizar o lado espiritual. É uma experiência muito rica e são muitos os aprendizados nos quatro dias de viagem".

Em Canindé, os devotos da Dom Joaquim serão recepcionados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade, Plínio Gomes, e abençoados pelo pároco e reitor do Santuário, frei João Amilton dos Santos. A Prefeitura, na pessoa de seu titular, Cláudio Pessoa, colocou todos os prédios públicos para abrigar os romeiros que chegam de forma organizada na cidade. "Vamos ajudar a paróquia sempre dentro de nossas possibilidades", disse. Hoje de manhã, a programação da romaria continua com a Missa do Vaqueiro.

MAIS INFORMAÇÕES:
Romaria Dom Joaquim
Coordenadora Raimunda Gomes Braga
Rua Dom Joaquim, nº 275
Centro - Fortaleza (CE)
Antônio Carlos Alves
Colaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário