sábado, 1 de outubro de 2011

Crateús programa Zona Azul

Crateús. "Junto com o desenvolvimento que vem ocorrendo devido a chegada de novas empresas, instituições universitárias e o aumento no número de veículos, preocupam-nos o crescimento no número de acidentes de trânsito", admitiu ontem o comandante da Guarda Civil deste Município, coronel Francisco Bezerra, ao apresentar o Programa para Redução de Acidentes de Trânsito em Crateús, na reunião do Fórum Social Local. Uma das medidas no médio prazo é a instalação de áreas de Zona Azul.

O Fórum Social é realizado pela Promotoria de Justiça da Comarca de Crateús há cerca de dois anos, sob a condução do promotor José Arteiro Soares Goiano. Reúne mensalmente a sociedade civil organizada do Município. Este encontro contou com a participação especial do médico José Lineu Jucá, que proferiu palestra sobre acidentes de trânsito com motocicletas, tema central deste mês.

O Programa prevê ações de engenharia do trânsito, educativas e de fiscalização, que se complementam para propiciar a ordenação e disciplinamento do trânsito no Município. A implantação obedecerá um planejamento, com ações de curto, médio e longo prazo. "Algumas ações já estaremos iniciando em breve, pois dependem especificamente do Município. Outras precisaremos de mais tempo para programar e executar, ao tempo em que investimos também na educação, orientação à população e fiscalização. As de longo prazo são as que envolvem grande volume de recursos e fogem da condição do Município, que terá que buscar parcerias com órgãos federais para concretizar", afirma o comandante.

A motivação para a elaboração do Programa, segundo Bezerra, foi o aumento no número de acidentes de trânsito no Município nos últimos dois anos. Em 2009 foram registrados 122 acidentes no Município, ano passado saltou para 156 e este ano, somente até julho, já foram registrados 101. Os dados são da Guarda Municipal.

Zona Azul

Implantação de estacionamento rotativo zona azul, embarque e desembarque de transportes no Terminal Rodoviário, desvio de tráfego de veículos de grande porte para as ruas Renato Braga e Gustavo Barroso, mão única nas ruas Moura Fé e Norberto Ferreira, radar móvel, lombadas eletrônicas e instalação de três novos semáforos estão elencadas no Programa como ações de curto e médio prazo. Entre as de longo prazo estão a construção de anel viário, rotatórias e duplicação da ponte que dá acesso ao bairro Cidade Nova. "Os semáforos que estão planejados, e aguardamos junto ao Departamento de Trânsito do Ceará (Detran), serão instalados na Rua Coronel Zezé com Francisco Sá, Barão do Rio Branco com Moreira da Rocha e D. Pedro II com Coronel Totó; lombadas eletrônicas serão nas avenidas Sargento Hermínio e Edilberto Frota", informa Bezerra.

O projeto de implantação da Zona Azul, segundo a Guarda Municipal, já está finalizado e nas mãos do Executivo Municipal para análise. Daí deverá passar pela Câmara Municipal. "Sabemos que é um ponto polêmico e que demanda tempo e orientação para a implantação, fato que ocorre nas grandes cidades do interior do Estado. Mas comércio e população devem se preparar para essa ação pois, limitando o tempo de estacionamento no Centro, é possível estimular a rotatividade de veículos e o aumento de vagas", adianta.

Para o promotor de Justiça, José Arteiro, coordenador do evento, o Fórum Social chama a atenção para questões importantes. "Questões relevantes para a sociedade em geral são discutidas nesses encontros mensais e daqui surgem encaminhamentos e soluções".

O médico José Lineu Jucá alertou que a problemática do trânsito é uma questão de saúde e segurança pública.

MAIS INFORMAÇÕES
Guarda Civil Municipal
Rua Oscar Lopes, 530
Município de Crateús
Telefone: (88) 3692.3330
Silvania Claudino
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário