sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Reunião no TRE sela esquema de segurança para as eleições no Ceará

Reunião para selar o esquema de segurança para as eleições no Ceará
Presidente e vice do TRE entregam ofício ao Secretário de Segurança Pública

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Ademar Mendes Bezerra, e a vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, em reunião, na manhã desta sexta-feira, 28/9, no TRE, receberam das mãos do secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Francisco Bezerra, um documento detalhado contendo o esquema de segurança para as próximas eleições. Da reunião, participaram também o procurador regional eleitoral, Márcio Torres, os juízes da Corte do TRE, e toda a cúpula da Segurança Pública do Estado do Ceará.
De acordo com o esquema apresentado, a partir desta sexta-feira, começa a se deslocar para o interior do Estado, o efetivo de 5.461 policiais militares escalados para reforçar o esquema de segurança nos municípios cearenses. Na capital, 6.013 policiais militares foram mobilizados para as próximas eleições.
O efetivo total a ser empregado na Operação Eleições 2012 será de 13.412 pessoas. Além dos 11.474 policiais militares, integrarão ainda o esquema de segurança 1.106 policiais civis (764 no interior e 302 na capital), 688 bombeiros militares e 74 servidores. Ainda serão utilizadas 1.102 viaturas e 1.033 motocicletas, além de três helicópteros – 1 na capital e 2 no interior – e mais duas aeronaves que serão solicitadas junto ao Governo do Estado.
Juntamente com a Operação Eleições 2012, montada pela cúpula da Segurança Pública do Estado do Ceará, atuará a Polícia Federal, que já anunciou a criação de 22 bases de operação nos municípios do interior, além de manter no TRE uma base de operação que ficará responsável por atender às demandas dos juízes eleitorais em todo o Estado, comunicando à PF com rapidez as ocorrências.
Após ouvir as explicações detalhadas sobre o esquema apresentado, o presidente do TRE, desembargador Ademar Mendes Bezerra, e a corregedora regional eleitoral, desembargadora Iracema do Vale, entregaram ao secretário de Segurança Pública, Fernando Bezerra, um ofício com o seguinte teor: “Considerando as solicitações de envio de forças federais por parte de alguns juízes eleitorais..., se há real necessidade desse aparato extraordinário ou se as forças locais são suficientes para a garantia da tranquilidade e da ordem do pleito”.
Diante deste questionamento e da preocupação também manifestada pelo procurador regional eleitoral, Márcio Torres, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Fernando Bezerra, afirmou que “houve muito empenho para elaborar um projeto que contemplasse o máximo do nosso efetivo”. E garantiu que “a tropa neste momento está mais consciente e nos consideramos preparados para atuar nessas eleições”.
Satisfeito com o esquema de segurança apresentado, o presidente do TRE afirmou que “a Justiça Eleitoral está irmanada com a Secretaria de Segurança Pública para fazer destas eleições as mais limpas e pacíficas possíveis”.
Ao final da reunião, foi tornada pública a “Mensagem do presidente e da corregedora do TRE-CE sobre a segurança nas eleições". No documento, assinado pelos dois desembargadores, “os dirigentes do Tribunal reafirmam a importância de eleições legítimas, com voto livre e consciente, e ressaltam que estão sendo tomadas todas as providências possíveis para que a maior festa cívica da Nação, nesta unidade da Federação, transcorra em paz e reflita fielmente a vontade do eleitor. Neste sentido, também convocam eleitores, partidos e candidatos a contribuírem com a desejada ordem e observância à lei”.

tre

Nenhum comentário:

Postar um comentário