sábado, 6 de outubro de 2012

Caucaia: Novo estaleiro com anuência em novembro

O termo de anuência da Adece é necessário para dar entrada no processo de licenciamento ambiental na Semace
O estaleiro de embarcações para pesca a ser instalado em Caucaia só deverá receber a anuência da Agência de Desenvolvimento Econômico (Adece) no mês que vem. De acordo com o diretor de infraestrutura do órgão, Eduardo Neves, apesar de estar dentro do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), o empreendimento tem sua localização fora da área estudada no Plano Diretor do complexo, o que trouxe a necessidade de mais estudos sobre o projeto.

O estudo na área, que soma 10,8 hectares, é realizado pela Adece e Seinfra FOTO: DIVULGAÇÃO
Segundo ele, a área de utilidade pública do Cipp compreende uma extensão de 32 mil hectares, sendo que apenas 13 mil destes está contemplada no Plano Diretor. E o estaleiro, investimento projetado pela espanhola Happy Peixe, fica fora deste recorte. O Plano indica os conceitos de uso e ocupação da área, bem como prevê os impactos socioeconômicos e ambientais causados pela construção e operação dos projetos e empreendimentos industriais a serem implantados no parque.

O termo de anuência da Adece é necessário para que o empreendedor possa dar entrada no processo de licenciamento ambiental junto à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Seinfra realiza estudo
O estudo na área, que soma 10,8 hectares, está sendo realizado pela agência e pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). "Nós estamos analisando questões como localização, infraestrutura necessária, os custos desta, e se há viabilidade no projeto", informou Neves.

A expectativa é que, caso confirmada a viabilidade, o termo de anuência seja entregue no mês de novembro.

O grupo planeja iniciar a construção do estaleiro no fim do primeiro semestre de 2013.

A ideia inicial era instalar-se em Paracuru, mas, por demora nas negociações com a Prefeitura do Município, como afirmou a Happy Peixe, o empreendimento foi reconfigurado para Caucaia. Já a nova localização poderá trazer como condições favoráveis a proximidade com o Porto do Pecém.

Facilitador
A estrutura existente na região é apontada como um facilitador para o transporte de insumos usados na construção do estaleiro e na produção dos barcos.

Com um investimento orçado em R$ 110 milhões, a Happy Peixe planeja construir, no novo equipamento, até 400 embarcações de pequeno e médio porte anualmente, com tamanho de seis a 60 metros. Deste total barcos, entre 70% e 80% serão usados para a pesca, fabricados com fibra de vidro, enquanto o restante será composto por barcos offshore, voltados, por exemplo, para passeio. A empresa promete gerar 300 empregos diretos, e já afirmou que pretende contratar 95% de sua mão de obra entre a população local.

Centro de treinamento
Os planos contam ainda com um centro de treinamento, o qual poderá capacitar em torno de 3 mil pessoas por ano.

SÉRGIO DE SOUSAREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário