O Governo do Estado autorizou a desapropriação de 200 hectares em
cada um dos entroncamentos por onde passará o Arco Rodoviário
Metropolitano. Segundo o secretário de Planejamento do Estado, Eduardo
Diogo, o valor da obra está orçado em R$ 390 milhões, que serão
investidos em 88 quilômetros de rodovia que interligará Chorozinho até o
entroncamento da CE 155 com a BR 222. Depois, contemplará a duplicação
do eixo principal, de 20 quilômetros, que vai do entroncamento da BR 222
com a CE 155 até o Porto do Pecém.
O Arco terá 108
quilômetros de extensão e servirá para ajudar no escoamento de cargas do
Porto do Pecém, além de desafogar o tráfego pesado de caminhões que
passam por Fortaleza e pelos municípios da Região Metropolitana.
Joaquim
Firmino Filho, secretário executivo da Secretaria de Infraestrutura do
Estado (Seinfra), explica que do valor total, R$ 21 milhões serão usados
para pagar desapropriações. Afirma ainda que o trecho da CE 155 que vai
até o Porto do Pecém já existe e que, por decreto, foi transformado na
CE 422. Esse trecho de 20 quilômetros passará por uma duplicação, pois
toda a extensão do Arco é duplicado. “No momento, o projeto está em fase
de licenciamento ambiental. Quando concluída, a obra ficará sob a
responsabilidade do DER (Departamento Estadual de Rodovias do Ceará)”,.
No
momento, apenas o projeto executivo foi finalizado. Segundo ele, uma
consultoria foi autorizada, no último dia 1º de outubro, a realizar um
Processo de Manifestação de Interesse (PMI), com prazo de seis meses,
para saber se há viabilidade de implementar uma Parceria Público Privada
(PPP), ao invés de abrir um processo licitatório. O projeto é da Comol
Engenharia e foi concluído em 2011. A previsão é que os trabalhos
iniciem no segundo semestre de 2013, com prazo de execução de 18 meses.
O
secretário adjunto detalha um pouco mais o projeto. O Arco Rodoviário
passará por sete municípios (Chorozinho, Barreira, Acarape, Guaiúba,
Palmácia, Maranguape e Caucaia) beneficiando uma população de 501 mil
habitantes.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O
Arco Rodoviário conecta as principais vias de acesso à Capital, como a
BRs 116, 020 e 222 e as CEs 060 e 065. Entre as expectativas com o
Arco Metropolitano, está a criação de polos industriais.
o povo
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