sábado, 1 de dezembro de 2012

01 DE DEZEMBRO. DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS. NÃO FIQUE NA DÚVIDA, FIQUE SABENDO

“Nâo fique na dúvida. Fique sabendo”. Esse é o recado da nova campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids lançada em todo o país pelo Ministério da Saúde para conscientizar e mobilizar a população sobre a importância do teste rápido de HIV. Em Caucaia, a Secretaria da Saúde, além de promover uma semana de realização de testes rápidos, realizará neste sábado, 1º de dezembro em parceria com o Shopping Iandê uma mobilização com a distribuição de preservativos e informações sobre prevenção a aids, principalmente a importância e aonde fazer o teste rápido divulgando a existência do SAE - Serviço Ambulatorial Especializado de Caucaia que continuará atendendo a população de segunda a sexta feira das 08h as 12h e das 13h as 17h.
 
Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em um dispositivo de testagem. Se o resultado for negativo, o diagnóstico é fechado. Em caso de resultado positivo, é feito outro teste para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório. O teste de aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Por conta disso, é melhor fazer o exame após esse período.
IMPORTÂNCIA DO TESTE RÁPIDO:
A realização do teste é recomendada para toda a população, especialmente para os grupos populacionais em situação de maior vulnerabilidade para a infecção pelo HIV, como homens que fazem sexo com homens (HSH), mulheres profissionais do sexo e usuários de drogas ilícitas. Isso porque a epidemia no Brasil é concentrada e o país focaliza, prioritariamente, as ações de prevenção. Saber se tem o HIV precocemente permite começar o tratamento no momento certo e ter uma melhor qualidade de vida. Gestantes soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.
 
No Brasil, das 530 mil pessoas que vivem com HIV no Brasil atualmente, 135 mil desconhecem sua situação e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao serviço de saúde tardiamente. No Ceará, desde o primeiro caso conhecido em 1983, foram notificados 11.759 casos de aids até outubro de 2012. Destes, 70,0% foram no sexo masculino e 30,0% em mulheres. No ano de 2012, com dados ainda preliminares, foram confirmados 429 casos.
 
O HIV PODE SER TRANSMITIDO
• Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais
• Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas
• De mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação
• Por transfusão de sangue
 
O HIV NÃO É TRANSMITIDO
Pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas. Toda pessoa soropositiva pode e deve receber carinho e atenção.
Secretaria Municipal de Caucaia
Coordenação Municipal de DST/ AIDS 
Contatos: 33428027 - 33428010
 http://secretariadesaudecaucaia.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário