domingo, 30 de dezembro de 2012

Aproveite o tempo livre para se divertir com responsabilidade

O tempo livre e a necessidade de relaxar corpo e espírito fazem das férias o momento em que mais pessoas buscam atividades de lazer. Antes da diversão, porém, é fundamental estar atento às normas de segurança 

Quem mora em Fortaleza nem precisa viajar para se divertir nas férias escolares. Como dizem por aí, o fortalezense mora na cidade onde muitos passam férias. Com o recesso escolar, os habitantes da Terra do Sol podem encontrar tempo para aqueles programas que tanto se prometem ao longo do ano: passear de veleiro na avenida Beira Mar, andar de bugue pelas dunas do Cumbuco, em Caucaia, ou se “aventurar” de moto aquática pelas lagoas da Região Metropolitana de Fortaleza.

No entanto, os passeios muito prazerosos podem se tornar um pesadelo se algumas normas não forem seguidas.

Observar os prédios de Fortaleza do mar é um privilégio a que poucos têm acesso. “É uma vista muito bonita, nunca tinha feito nada igual”, conta a aposentada Maria Auxiliadora Gomes, 68 anos, que mora na Paupina e atravessou a cidade para enxergá-la das águas. Ela conta que sequer sabia do passeio, mas foi outro dia com a filha Monique Gomes, 32, andar no principal cartão-postal da Capital e recebeu um folheto da Associação dos Veleiros de Fortaleza. “Vim hoje e adorei”, conta.

No pacote, Maria Auxiliadora ganhou também a imagem que ela considerou a mais bonita que já viu de Fortaleza. Conseguiu ainda, de brinde, enxergar alguns golfinhos no mar. “Nem enjoei nem nada. Quero vir outras vezes”, se promete.

Apesar de o barco em que ela e a filha fizeram o passeio - a escuna Dragão do Mar - estar regularizado na Capitania dos Portos, Maria não se deu conta de que verificar isso era necessário. Segundo Holando Vergara, proprietário de uma das três embarcações ligadas à associação, todas as escunas estão adequadas às normas exigidas pela Capitania dos Portos.

“Temos os botes e coletes salva-vidas com capacidade para transportar todos os passageiros. As nossas embarcações passam por verificação da Capitania”, afirma Vergara, acrescentando que os barcos respeitam a capacidade.

Esportes aquáticos
Ainda na avenida Beira Mar, para quem gosta de diversão aliada a exercícios físicos, a pedida é o passeio de caiaque ou de stand up surfe (esporte em que se rema em pé em uma prancha). A procura por aluguéis aumenta consideravelmente em dezembro e é feita em pelo menos dois pontos da orla: na Kayakerya, próximo à barraca Marisol, e na Brother’s Wind School, perto da estátua de Iracema, no Mucuripe.

Os instrutores da recém-inaugurada Kayakerya contam que pedem que as pessoas se alonguem antes da prática e ouçam algumas orientações. “Não alugamos para pessoas alcoolizadas e nem para pessoas com menos de 18 anos sem orientação dos pais”, conta Rafael Medeiros, um dos sócios-proprietários da empresa.

Os instrutores de caiaque e de stand up surfe contam que as práticas precisam muito mais de técnica do que de força. O instrutor Emanuel Silva, da Brother’s Wind School, diz também que os remadores são orientados pela escola a não se aproximarem das embarcações e nem ultrapassarem a ponte que separa o Mucuripe da Praia Mansa. “A Capitania dos Portos não permite”, informa Silva.

Sempre que tem tempo livre, o corretor de imóveis João Marcelo desce alguns quarteirões de casa e vai até a avenida Beira Mar para “desopilar” em um caiaque. “Libera as tensões, faz a gente relaxar. É bom demais”, garante.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

É na época das férias que mais pessoas buscam opções de lazer. Antes de procurar a diversão, no entanto, é importante estar atento a cuidados necessários para que a atividade seja tranquila e livre de acidentes.

Serviço

Passeios de veleiro
Quando: Diariamente, às 16h. Em alguns dias, também saem às 10h.
Reservas: 3263 1085
Preço: R$ 40 por pessoa

Caiaque e stand up surfe
Funcionam das 8h às 17 horas.
Kayakerya: 8709 6130 (próximo à barraca Marisol - beira-mar)
Brother’s Wind School: 9984 1967 (ao lado da estátua de Iracema - Mucuripe)
 
Passeios na Lagoa do Banana
Restaurante Lagoa Cheia: 8779 0680 / 8855 2376
Restaurante Milano: 3368 2023 / 2030
 
Bugue em Caucaia
Coptur: 3318 7309
Dicas

Algumas atitudes previnem acidentes nas férias. Confira:

1. Quando quiser passear de bugue, procure motoristas cadastrados;

2. O passageiro do banco da frente deve sempre usar o cinto de segurança. Os passageiros de trás devem ir sentados nos bancos;

3. Quando for passear de bugue na praia, ande o mais próximo possível da área de dunas e o mais distante dos banhistas;

4. Em atividades que exigem exercícios, realize antes alongamento;

5. Use salva-vidas em todos os passeios marítimos;

6. Evite guiar transporte/equipamento marítimo após a ingestão de bebidas alcoólicas;

7. Em qualquer atividade, seja no mar ou na areia, use protetor solar.

o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário