segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Festa beneficente em Caucaia


Caucaia. O Nascimento de Jesus foi comemorado de uma forma bem regional na localidade de Jandaiguaba, em Capuan, na cidade de Caucaia. Assim foi a festa natalina promovida, ontem de manhã, pela Unidade Beneficente Coração de Maria (UBCM), para cerca de 150 famílias da comunidade.

O grupo musical "Nós Daqui" subiu ao palco e trouxe muito forró pé de serra com zabumba, triângulo, rabeca e violão. A comunidade viu a apresentação atenta e com muita alegria FOTO: NEVILLY ALMEIDA

O Grupo Anima apresentou o teatro de bonecos "O Nascimento de Severino" para contar o natalício do Menino Deus. O grupo musical "Nós Daqui" também subiu ao palco e trouxe muito forró pé de serra com zabumba, triângulo, rabeca e violão.

A UBCM é a entidade beneficente do Centro Espírita União do Vegetal (UDV). O mestre representante da UDV, médico Tadeo Feijão, saldou as famílias na abertura da festa. "Estamos comemorando o aniversário de Jesus com uma alegria que se renova a cada ano", destacou ele.

Para a dona de casa Francisca Rosimeire Morais, moradora da localidade, a confraternização é um dia especial. "Este é o único dia do mês que a gente tem festa. Aqui não temos para onde levar os filhos e comemorar o Natal. A festa daqui é muito bonita e organizada", observou. O seu filho, Vitor Daniel, 9 anos, concorda com ela. "Eu só tenho essa festa para vir".

A presidente da UBCM na região, professora Tânia Batista, disse que o evento é uma prova do valor da beneficência para uma comunidade carente como é na Jandaiguaba. "É uma maneira de colocarmos em prática o que aprendemos no Centro Espírita", disse ela. A monitora da UBCM no Núcleo Fortaleza, da UDV, Ana Caroline Jales, destacou a presença do Menino Deus na vida de cada um dos presentes. "Só depende de cada um nós", afirmou.

A programação da festa ofereceu atrações culturais bem variadas. Crianças da comunidade, participantes do Projeto Amigo Animal, apresentaram coral com músicas natalinas. Assim também fez o cantor autista Tiago Sandes. Já o cantor Pingo de Fortaleza fez show, interpretando suas músicas de inspiração ambiental e espiritual.

Brincadeiras

Além dessas atrações, houve brinquedos infláveis e pinturas coloridas no rosto da garotada. A diversão foi geral. No encerramento, a UBCM entregou para as famílias cestas alimentícias e brinquedos para a criançada. Os beneficiados foram cadastrados previamente, por meio de pesquisa socioeconômica realizada com as famílias. O levantamento possibilita identificar as principais demandas das famílias, de forma a nortear o trabalho beneficente na localidade.

Além do Natal, a entidade também realiza, ao longo do ano, outros eventos sociais como o Dia do Bem, em 27 de março, e festas em datas comemorativas, como Dia das Mães e das Crianças. Os trabalhos são realizados por uma equipe de voluntários e conta com doações de parceiros. 
 
dn 

Nenhum comentário:

Postar um comentário